ESCOLA: E. E. PROF JOÃO
PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
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SÉRIE: 6º
Ano A e B
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PROFESSOR: Maria Helena de
Castro
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CONTEÚDO: Leitura e
interpretação de texto.
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HORAS/AULA: 4 aulas
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PERÍODO: DATA DE ENVIO:
29/06/2020
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DATA DE
ENTREGA: 03/07/2020
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OBJETIVO
DA AULA: Ler e compreender informações explícita e implícita em textos.
Atividade 1 (2 aulas)
Você sabia que as formigas
são pastoras dos pulgões?
Você já deve ter
ouvido falar em pastores de gado, que trabalham domesticando e alimentando os
animais. Agora, formigas pastoras é novidade, não é?! Pois para garantir um
alimento muito curioso, elas cuidam dos pulgões, insetos pequeninos e muito
frágeis.
Não pense você
que as formigas são boazinhas. Na natureza, os bichos agem por instinto. Assim
acontece entre as formigas e os pulgões: instintivamente eles fornecem
alimentos a elas em troca de proteção.
Com as formigas
por perto, tomando conta dos predadores – como as joaninhas, que caçam e comem
pulgões –, eles podem passar o tempo de que precisarem perfurando os caules das
roseiras, por exemplo, para sugar a seiva. Quer saber que alimento os pulgões
oferecem às formigas pela proteção que recebem? Cocô!
É sério! O cocô
dos pulgões é muito nutritivo para as formigas. Como necessitam de muito açúcar
para sobreviver e formar as proteínas indispensáveis ao seu crescimento, os
pulgões comem o tempo todo e vão eliminando o excesso daquilo que ingerem. Para
aproveitar o banquete, as formigas encostam nos pulgões que excretam as fezes
em cima das antenas delas.
Para os pulgões,
as formigas não poderiam ser melhores protetoras. Como vivem em sociedade, elas
são muito organizadas. Além de protegê-los dos predadores, quando percebem que
a planta onde estão não tem mais seiva, carregam eles para sugar outros cales.
Muitas vezes, as
formigas, como boas pastoras que são, arriscam suas próprias vidas pelo
“rebanho”. Quando um predador do pulgão é muito maior, elas tentam pelo menos
proteger os filhotes levando-os, em caso de situações de muito risco, para
dentro de suas próprias colônias. Como babás, cuidam dos filhotes, que crescem,
voltam para as plantas e garantem mais cocô. Urgh!
Jaqueline Gonçalves Soares.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 268.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “insetos pequeninos e muito frágeis”, a autora do
texto caracteriza: ( ) os pulgões.
( ) as formigas.
( ) as joaninhas.
Questão 2 – No segmento “Na natureza, os bichos agem por instinto.”, a expressão destacada
exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão
3 – Identifique o trecho em que a autora expõe o motivo de as formigas se
alimentarem do cocô dos pulgões:
(
) “[…] que alimento os pulgões oferecem às formigas pela proteção que
recebem? Cocô!”
(
) “O cocô dos pulgões é muito nutritivo para as formigas.”
(
) “[…] as formigas encostam nos pulgões que excretam as fezes em cima
das antenas delas.”
Questão
4 – Segundo o texto, “os pulgões comem o tempo todo e vão eliminando o excesso
daquilo que ingerem”. Por quê? R:
Questão 5 – No período “Como vivem em sociedade, elas são muito
organizadas.”, a palavra “Como” foi empregada para:
( ) apontar uma
causa.
( ) indicar um
exemplo.
( ) estabelecer
uma comparação.
Questão 6 – Na passagem “Além de protegê-los dos predadores […]”, o
pronome “los” refere-se:
( ) aos pulgões.
( ) aos
predadores.
( ) aos outros
caules.
Questão
7 – O termo “cocô” é um exemplo de linguagem:
( ) informal.
( ) regional.
( ) científica.
Questão
8 – Em “Urgh!”, a autora do texto expressa:
( ) nojo.
( ) alívio.
( ) surpresa.
Atividade 2 (2 aulas)
Assistir às aulas no CMSP nos dias 30/06 e 02/07
observando com atenção a exposição do conteúdo, fazendo relatório do que
entendeu e não entendeu no caderno. Em seguida, enviar ao professor no privado.
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