ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|
|
|
DISCIPLINA:
ARTE
|
SÉRIE: 6° ano B
|
|
|
PROFESSOR:
SOLANGE
|
|
|
|
NOME DO ALUNO:
|
Nº
|
CONTEÚDO:
Danças folclóricas paulistas e brasileiras.
|
HORAS/AULA: 4 aulas
|
|
|
PERÍODO:
DATA DE ENVIO: 08/07
|
DATA DE ENTREGA: 24/07
|
|
|
RECURSOS
UTILIZADOS: apostila do aluno e caderno lápis borracha.
|
|
OBJETIVO/HABILIDADE
DA AULA: Elementos da linguagem e elementos do movimento.
Habilidade: (EF06AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas
danças folclóricas
paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas
manifestações da dança em
sua história tradicional e contemporânea.
O QUE É OARA FAZER dia 17/07👇👇👇👇leia com atenção!
Atividades
da apostila volume 2
DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através
das culturas europeia, indígena
e africanas. Importante manifestação cultural
específica de um povo e de uma região que
retrata suas raízes através das danças, músicas,
trajes típicos etc., e que são transmitidas
também de geração para geração.
No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o
Carimbó, da região do Amazonas, são
danças consideradas patrimônio cultural imaterial
brasileiro.
No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o
Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e
paulistas que traduzem a tradição e os costumes
do povo de uma determinada região.
Atividade 1 Faça um desenho de uma dança folclórica.
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo
e
sistematização da linguagem do movimento. Através
de seus estudos e notações, dividiu os
fatores do movimento em 4 categorias, as quais
iremos comentar na sequência.
ESPAÇO – É no
espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a
cinesfera – que é o que determina a extensão
dos movimentos do corpo, suas flexões e
deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o
movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do
corpo às extremidades dos membros, de forma
controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação
aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem
duas qualificações para a denominação do
peso que são “leves” (suaves) e “firmes”
(resistentes).
TEMPO – É o
que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o
ritmo, a pulsação etc.
Atividade 2: anotem no caderno os quatro fatores de movimentos segundo RUDOLF LABAN
(1879-1958) :
DIA 16/07 👇👇👇
SONDAGEM :
1. O que vocês
entendem por cultura popular?
2. O que vocês
entendem por dança popular, folclórica paulista e brasileira?
3. Vocês conhecem
os fatores de movimento? Quais?
4. Vocês gostam de
dançar? Quais estilos mais gostam?
5. Vocês estudam
ou já estudaram dança? Dentro ou fora da sua escola? Falem um
pouco sobre essas
experiências.
6. O que vocês
entendem por movimentos corporais?
7. O que vocês
entendem por espaço e tempo na dança?
8. Que tipo de
dança vocês já dançaram nas festas juninas da escola?
9. Vocês conhecem
estas danças: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita? Se não conhecem,
imaginam como elas
são? Saberia dizer quais as origens delas?
10. Vocês
consideram a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê?
ATIVIDADE DIA 24/07
Observe as imagens 👇👇👇
Veja o vídeo no
link 👇👇👇👇👇👇
Bom estudo!
Qualquer duvida só chamar no PV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário