ESCOLA: E. E. PROF JOÃO
PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Geografia
|
SÉRIE: 6º Ano
|
||
PROFESSOR: Loren Evelyn
|
|||
CONTEÚDO: Os elementos
dos mapas e a sua importância
|
HORAS/AULA: 8
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO:
7/7
|
DATA DE ENTREGA: 21/7
|
OBJETIVO
DA AULA: Identificar os pontos
cardeais e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa e o sistema de
coordenadas geográficas;
JUSTIFICATIVA: Análise e Produção de Croqui, indicada no
Caderno do Aluno, tem como objetivo estabelecer relação entre os conceitos e
aspectos históricos da cartografia apresentados nas atividades da etapa de
sensibilização e levantamento de conhecimentos prévios, com o que é vivenciado
na escola e fora de sala de aula.
Neste roteiro daremos sequência aos nossos estudos do caderno do
aluno, desenvolva o roteiro com bastante atenção. Em caso de dúvida, contacte
seu professor para maiores esclarecimentos. Não esqueça de enviar uma foto,
para registro da sua atividade! Bons estudos!!!
Atividade
1 – ANÁLISE E PRODUÇÃO DE CROQUI – Analise
a imagem a seguir, disponível no caderno do aluno, pág. 28 e responda as
seguintes perguntas em seu caderno:
a)
Você já pensou o quanto os mapas são
importantes?
b)
O que é um mapa para você?
Como você se orienta para ir à escola?
Atividade 2 – Sobre a croqui do campo de futebol, responda:
Atividade 3 - Uma estratégia parecida pode ser utilizada na
leitura de um mapa quando queremos chegar a um determinado lugar. Considere por
exemplo o croqui a seguir. Supondo que você está no banco e necessita ir até o
shopping, qual trajeto deve percorrer? Atente-se aos pontos de referência, em
seguida trace o percurso no próprio croqui.
Atividade 4 - Descreva no seu caderno o percursos possíveis para
os seguintes deslocamentos:
•
Farmácia à escola
•
Livraria à banca de jornal
•
Academia à área verde
Atividade 5 – Observando as imagens a seguir, disponíveis no
caderno do aluno págs. 32 e 33, responda as perguntas que se pedem em seguida:
Atividade 6 - Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos
apresenta também os pontos colaterais. Complete os espaços com as siglas.
Atividade 7 – Elabore um croqui da sua sala de aula, tentando
ilustrar todos os elementos presentes na sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário