sexta-feira, 31 de julho de 2020

Geografia- Semana Intensiva

ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
                                                
DISCIPLINA: Geografia                             SÉRIE:  6º ano 
                                                
PROFESSOR: Loren Evelyn                            
                                                
CONTEÚDO: Semana Intensiva                 HORAS/AULA: 4 aulas
                                                
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 28/7                DATA DE ENTREGA: 3/8
                                                
OBJETIVO/HABILIDADE DA AULA: este roteiro tem por objetivo revisar os conteúdos ministrados durante o 2º bimestre do ano letivo. Semana de recuperação intensiva de habilidades do 2° bimestre.



ATIVIDADE DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS DO 2º BIMESTRE.                                           

ATIVIDADE 1 – Realizar a avaliação geral do 2º bimestre que está sendo entregue na escola ou por meio de arquivo digital disponível nos grupos de whatsapp. Tirar foto das questões de Geografia e enviar para a professora fazer o registro da sua avaliação.

Atividade 2 – Leia o texto a seguir e pesquise o significado das palavras desconhecidas:

“A arte de desenhar mapas é mais antiga que a escrita” (Erwin Raisz, 1969). 

O desenvolvimento da Cartografia, desde épocas remotas até o século em que vivemos, tem acompanhado o próprio progresso da civilização. Esta ciência apareceu no seu estágio mais elementar sob a forma de mapas de itinerários rupestres, feitos pelas populações nômades primitivas que, partindo dos princípios da observação e da necessidade de localização dos domínios, registravam fatos geográficos, locais de caça, localização de aldeias, de povos, rotas de viagens, de guerras, entre outros elementos. 
Desta forma, a Cartografia já se caracterizava como uma forma de poder e de saber sobre o local. O mapa abaixo é dos babilônios, responsáveis pela confecção do mapa mais antigo até então encontrado. Trata-se de um mapa esculpido em uma placa de barro cozido desenhado por volta de 2.500 anos a.C., e que foi encontrado nas ruínas da cidade de Ga-Sur, cerca de 300 quilômetros ao norte da Babilônia, na baixa Mesopotâmia (hoje território iraquiano de Babil, ao sul de Bagdá). Esse mapa mostra o vale do rio Eufrates cercado por montanhas, além da indicação de postos de localização como pontos cardeais.

Posteriormente, com o advento do comércio entre os povos e com o conseqüente aparecimento dos primeiros exploradores e navegadores que descobriram novas terras e novas riquezas, ampliando o horizonte geográfico conhecido, o homem sentiu necessidade de conhecer novas rotas e se localizar sobre a superfície da Terra. Há indícios de que os egípcios, em 2.300 a.C., já navegavam para Biblos, na Fenícia, de onde voltavam carregados de madeira de cedro. Estabeleceu-se, portanto, o marco inicial da Cartografia como ciência da localização. 


Sua evolução foi incrementada pelas guerras, descobertas científicas, pelo desenvolvimento das artes e das ciências, e pelos movimentos históricos que possibilitaram e exigiram maior precisão na representação gráfica da superfície da Terra. Desta forma, dividimos este estudo em marcos históricos reconhecidos pela sociedade moderna para que possamos compreender melhor as contribuições das diversas sociedades.

Atividade 3 – Com base na leitura do texto acima, responda as perguntas a seguir:

a)    Qual foi o mapa mais antigo do mundo encontrado? O que ele representava?
b)    Comente um pouco sobre o desenvolvimento da cartografia.
c)    Como se deu a evolução da cartografia?

Atividade 4 – Considerando a arte dos mapas e seus principais atributos, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna


1ª Coluna – Atributos dos mapas

I     – Título
II    – Legenda
III   – Escala
IV  – Rosa dos ventos

2ª Coluna – Atributos e funções

(   ) – Este atributo tem a função de estabelecer a relação das distâncias medidas no mapa (cm) e as distâncias reais (m ou km)

(    ) – Este atributo representa qual é o assunto que será tratado ou representado no mapa.

(   ) – Atributo importante para saber a localização relativa no mapa, elementos que estão ao Norte, Sul e assim por diante...

(   ) – Sem esse atributo é impossível compreender o significado das cores e símbolos dos mapas.


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