ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA:
Geografia SÉRIE: 6º ano
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PROFESSOR:
Loren Evelyn
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CONTEÚDO:
Semana Intensiva HORAS/AULA:
4 aulas
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PERÍODO:
DATA DE ENVIO: 28/7 DATA
DE ENTREGA: 3/8
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ATIVIDADE
DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS DO 2º BIMESTRE.
ATIVIDADE 1 – Realizar a avaliação geral do 2º
bimestre que está sendo entregue na escola ou por meio de arquivo digital
disponível nos grupos de whatsapp.
Tirar foto das questões de Geografia e enviar para a professora fazer o
registro da sua avaliação.
Atividade 2 – Leia o texto a seguir e
pesquise o significado das palavras desconhecidas:
“A arte de desenhar mapas é mais antiga que a escrita” (Erwin
Raisz, 1969).
O desenvolvimento da Cartografia,
desde épocas remotas até o século em que vivemos, tem acompanhado o próprio
progresso da civilização. Esta ciência apareceu no seu estágio mais elementar
sob a forma de mapas de itinerários rupestres, feitos pelas populações nômades
primitivas que, partindo dos princípios da observação e da necessidade de
localização dos domínios, registravam fatos geográficos, locais de caça,
localização de aldeias, de povos, rotas de viagens, de guerras, entre outros
elementos.
Desta forma, a Cartografia já se
caracterizava como uma forma de poder e de saber sobre o local. O mapa abaixo é
dos babilônios, responsáveis pela confecção do mapa mais antigo até então
encontrado. Trata-se de um mapa esculpido em uma placa de barro cozido desenhado
por volta de 2.500 anos a.C., e que foi encontrado nas ruínas da cidade de
Ga-Sur, cerca de 300 quilômetros ao norte da Babilônia, na baixa Mesopotâmia
(hoje território iraquiano de Babil, ao sul de Bagdá). Esse mapa mostra o vale
do rio Eufrates cercado por montanhas, além da indicação de postos de
localização como pontos cardeais.
Posteriormente, com o advento do
comércio entre os povos e com o conseqüente aparecimento dos primeiros
exploradores e navegadores que descobriram novas terras e novas riquezas,
ampliando o horizonte geográfico conhecido, o homem sentiu necessidade de
conhecer novas rotas e se localizar sobre a superfície da Terra. Há indícios de
que os egípcios, em 2.300 a.C., já navegavam para Biblos, na Fenícia, de onde
voltavam carregados de madeira de cedro. Estabeleceu-se, portanto, o marco
inicial da Cartografia como ciência da localização.
Sua evolução foi incrementada pelas
guerras, descobertas científicas, pelo desenvolvimento das artes e das
ciências, e pelos movimentos históricos que possibilitaram e exigiram maior
precisão na representação gráfica da superfície da Terra. Desta forma,
dividimos este estudo em marcos históricos reconhecidos pela sociedade moderna
para que possamos compreender melhor as contribuições das diversas sociedades.
Atividade 3 – Com base na leitura do texto
acima, responda as perguntas a seguir:
a) Qual
foi o mapa mais antigo do mundo encontrado? O que ele representava?
b) Comente
um pouco sobre o desenvolvimento da cartografia.
c) Como
se deu a evolução da cartografia?
Atividade 4 – Considerando a arte dos mapas
e seus principais atributos, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna
1ª
Coluna – Atributos dos mapas
I – Título
II – Legenda
III – Escala
IV – Rosa dos ventos
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2ª
Coluna – Atributos e funções
( ) – Este atributo tem a
função de estabelecer a relação das distâncias medidas no mapa (cm) e as
distâncias reais (m ou km)
( ) – Este atributo representa qual é o
assunto que será tratado ou representado no mapa.
( ) – Atributo importante para saber a
localização relativa no mapa, elementos que estão ao Norte, Sul e assim por
diante...
( ) – Sem esse atributo é impossível compreender
o significado das cores e símbolos dos mapas.
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