ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE: 6ª ano
|
||
PROFESSOR: Jocélia
|
|||
CONTEÚDO: Os Tipos de
Linguagens e Registros nas Sociedades Antigas.
|
HORAS/AULA:
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/06/2020
|
DATA DE ENTREGA: 07/07/2020
|
||
OBJETIVO DA AULA:
- Apresentar diferentes tipos de
linguagens nas sociedade antigas, como a escrita, a oralidade, as artes e
outras formas de comunicação na África,na América e no Oriente Médio;
- Identificar e reconhecer a
importância da linguagem, sobretudo a tradição oral, que ainda é muito
importante na transmissão de saberes e da memória dos povos.
JUSTIFICATIVA:
A leitura e
interpretação de poemas tem grande importância para a formação
crítico-reflexivo do leitor.
|
Segundo
Bimestre.
ATIVIDADE - VÍDEO AULA 10/06/2020 e VÍDEO AULA 17/06/2020.
ASSUNTOS TRATADOS NOS VIDEOS:
- Origem da Escrita;
- Escrita Cuneiforme;
- Escrita hieroglífica;
- Povos Nativos no Brasil;
- Escrita Hieroglífica Asteca;
- Escribas;
- Tradição oral Africana Griô ou Griot;
- Pedra Roseta.
Como um povo pode transmitir sua memória
por meio da cultura material?
( CADERNO DO ALUNO 2º BIMESTRE) OS TIPOS
DE LINGUAGENS E REGISTROS NAS SOCIEDADES.
No caderno do
aluno se encontram todas as atividades desse roteiro.
ATIVIDADE 1-
pág. 43 e 44.
1.1 Observar as imagens e responder as
questões.
-
Existem dois tipos de linguagem para desenvolver a comunicação: a verbal e a
não verbal.
ATIVIDADE 2- pág.44 e 45
2.1 – Ler o
texto e observar as Imagens para realizar as
atividades sobre as escritas : Cuneiforme e hieroglífica.
Elaborar no
caderno um mapa mental, relacionando a forma de escrita ao povo e período
histórico ao qual foi produzido.
- Estudo da Vida e o Papel dos Griot na sociedade Africana.
2.2 - Observar
a Imagem e texto para realizar a atividade proposta. – 46 e 47.
Assistir os
vídeos – Sobre os Griot.
- Resolver Atividades ; A e B.
ATIVIDADE 3 – Pág.47 e 48.
3.1 - Pesquisa
das seguintes Sociedades: Sumérios, Egípcios, Astecas, Maias e Incas. A
pesquisa deve seguir as questões da página 48.
3.2 – Analisar
as imagens e responder aos questionamentos no caderno. Pág.48 e 49.
ATIVIDADE 4- Pág.49
4.1- Ler o
texto – A herança cultural indígena brasileira.
Após a leitura descreva o que você entendeu do
texto.
ATIVIDADE 5 – Pág.50,51e 52.
5.1 – Leio os
textos e analise os códigos na sequência para realizar a atividade.
Elabore uma
tirinha. Sobre Código de Hamurabi.
ATIVIDADE 6- Pág.52 e 53.
6.1- Criar um
lapbook! Basta utilizar a imaginação e sua atitude historiadora.
- Siga as instruções
Passo a Passo – pág.52.
Estimados
alunos as atividades devem ser realizadas no caderno do aluno e no caderno.
Após realizarem as atividades tirem uma foto e me envia no PV
Qualquer dúvida
estou à disposição.
Bom estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário