quinta-feira, 2 de julho de 2020

História- Prof ª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 6ª ano
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO: Os Tipos de Linguagens e Registros nas Sociedades Antigas.
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/06/2020
DATA DE ENTREGA: 07/07/2020

OBJETIVO DA AULA:
-  Apresentar diferentes tipos de linguagens nas sociedade antigas, como a escrita, a oralidade, as artes e outras formas de comunicação na África,na América e no Oriente Médio;
- Identificar e reconhecer a importância da linguagem, sobretudo a tradição oral, que ainda é muito importante na transmissão de saberes e da memória dos povos.



JUSTIFICATIVA:
A leitura e interpretação de poemas tem grande importância para a formação crítico-reflexivo do leitor.
Segundo Bimestre.
ATIVIDADE - VÍDEO AULA 10/06/2020 e  VÍDEO AULA 17/06/2020.












ASSUNTOS TRATADOS NOS VIDEOS:
- Origem da Escrita;
- Escrita Cuneiforme;
- Escrita hieroglífica;
- Povos Nativos no Brasil;
- Escrita Hieroglífica Asteca;
- Escribas;
- Tradição oral Africana Griô ou Griot;
- Pedra Roseta.
Como um povo pode transmitir sua memória por meio da cultura material?

( CADERNO DO ALUNO 2º BIMESTRE) OS TIPOS DE LINGUAGENS E REGISTROS NAS SOCIEDADES.
No caderno do aluno  se encontram todas  as atividades desse roteiro.
ATIVIDADE 1- pág. 43 e 44.
1.1  Observar as imagens e responder as questões.
- Existem dois tipos de linguagem para desenvolver a comunicação: a verbal e a não verbal.
ATIVIDADE 2- pág.44 e 45
2.1 – Ler o texto e observar as Imagens para realizar as  atividades sobre as escritas : Cuneiforme e hieroglífica.
Elaborar no caderno um mapa mental, relacionando a forma de escrita ao povo e período histórico ao qual foi produzido.
- Estudo da Vida e o Papel dos Griot na sociedade Africana.
2.2 - Observar a Imagem e texto para realizar a atividade proposta. – 46 e 47.
Assistir os vídeos – Sobre os Griot.
- Resolver  Atividades ; A e B.
ATIVIDADE 3 – Pág.47 e 48.
3.1 - Pesquisa das seguintes Sociedades: Sumérios, Egípcios, Astecas, Maias e Incas. A pesquisa deve seguir as questões da página 48.
3.2 – Analisar as imagens e responder aos questionamentos no caderno. Pág.48 e 49.
ATIVIDADE 4- Pág.49
4.1- Ler o texto – A herança cultural indígena brasileira.
Após  a leitura descreva o que você entendeu do texto.
ATIVIDADE 5 – Pág.50,51e 52.
5.1 – Leio os textos e analise os códigos na sequência para realizar  a atividade.
Elabore uma tirinha. Sobre Código de Hamurabi.
ATIVIDADE 6- Pág.52 e 53.
6.1- Criar um lapbook! Basta utilizar a imaginação e sua atitude historiadora.
- Siga as instruções Passo a Passo – pág.52.
Estimados alunos as atividades devem ser realizadas no caderno do aluno e no caderno. Após realizarem as atividades tirem uma foto e me envia no PV
Qualquer dúvida estou à disposição.
Bom estudo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário