ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|
|
|
DISCIPLINA:
História
|
SÉRIE:
6º ano
|
|
|
PROFESSOR:
Jocélia
|
|
|
|
CONTEÚDO:
Semana Intensiva
|
HORAS/AULA:
4 aulas
|
|
|
PERÍODO:
DATA DE ENVIO: 28/7
|
DATA
DE ENTREGA: 03/8
|
ministrados
durante o 2º bimestre do ano letivo. Semana de recuperação intensiva de
habilidades do 2° bimestre.
ATIVIDADE DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS DO
2º BIMESTRE.
Atividade 1
O poder na civilização maia era realizado por um
representante chamado de "Halach Uinic", que era visto
pelos maias como um representante dos deuses na Terra. O "Halach Uinic" concentrava o poder para as funções
civis, religiosas e militares dos maias. Essa forma de governo é conhecida
como:
a) Teocracia
b) Democracia
c) Autocracia
d) Ditadura
e) Anarquia
Atividade 2
A capital asteca
impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número
entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os
espanhóis a conquistaram em 1521 sob a liderança de Hernán Cortés. Estamos
falando de:
a) Teotihuacan
b) Calpulli
c) Tenochtitlán
d) Yucatã
e) Montezuma
Atividade 3
Entre
as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais
significativas. No momento em que foram conquistadas,
a)
os maias tiveram suas crenças religiosas e seus documentos escritos preservados
e acatados pelos espanhóis, enquanto que a civilização asteca foi destruída.
b)
os astecas e os maias haviam pacificado as relações entre os diversos povos que
habitavam as atuais regiões do México e da Guatemala.
c)
tiveram suas populações dizimadas pelos espanhóis, que se apossaram
militarmente das cidades de Palenque, Tikal e Copan.
d)
os astecas dominavam um território que se estendia do oceano Atlântico ao
Pacífico, mas os maias já não contavam com as magníficas cidades, desaparecidas
sob as florestas.
e)
eram caçadores nômades, desconheciam a agricultura e utilizavam a roda e os
metais para fins militares.
Atividade 4
Viveram na região andina
préhispânica diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação
cultural que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus,
colas, lupacas e, finalmente,
a)
maias.
b)
toltecas.
c)
incas.
d)
quetzalcoat
Atividade 5
O aparecimento da escrita foi tão importante
que, durante muito tempo, foi considerado o marco inicial da História. Foi a
terceira forma de comunicação elaborada pelo ser humano e provocou grande
revolução nos seus costumes. Diferentemente da fala e das pinturas rupestres, a
escrita permitiu ao ser humano a comunicação de longo alcance geográfico, a
fixação de leis, de regras e penalidades, que viabilizaram a formação de
estruturas sociais e políticas estáveis.
Sobre a escrita e a comunicação ao
longo da História, é correto afirmar que:
a) na região da Mesopotâmia, existia uma escrita
chamada de cuneiforme, que serviu, inclusive, para o registro do Código de
Hamurabi, conhecido como o primeiro código de leis escritas.
b) no Egito antigo, a escrita hieroglífica era
privilégio da realeza e só podia ser utilizada para fins administrativos, sendo
absolutamente proibida para registros ou pregações religiosas.
c) o avanço dos conhecimentos na Europa, a partir
do século XV, ganhou grande impulso com a contribuição de Johannes Gutenberg,
que, ao desenvolver a impressão com tipos móveis, renovou radicalmente a
tipografia e o alcance das produções escritas.
d) os povos ágrafos, como muitas sociedades
ameríndias e africanas, devem ser considerados menos desenvolvidos do ponto de
vista da comunicação por não possuírem escrita.
e) durante o período medieval, o livre acesso à
leitura, através das diversas bibliotecas espalhadas pelos mosteiros cristãos
na Europa, garantiu a consolidação do respeito a dogmas e doutrinas da Igreja.
f) sancionada como língua oficial dos surdos no
Brasil no início do século XXI, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ao
contrário dos idiomas essencialmente orais e auditivos, tem como característica
ser visual e gestual.
Atividade 6
A
respeito do surgimento
das primeiras civilizações na passagem
da Pré-História para
a História, é correto afirmar:
a)
As comunidades pré-históricas
introduziram a competição social e a propriedade privada
b)
Nas
sociedades civilizadas, surge
a propriedade privada da
terra e dos
bens, dando origem
às diferenças sociais.
c)
Nas comunidades pré-históricas, cada
pessoa disputava os resultados de seu trabalho com os demais membros do grupo
d)
É nas sociedades civilizadas que surge
um Estado dominado pela maioria do povo.
Atividade 7
Sabe-se que à escrita desenvolvida no antigo
Egito deu-se o nome de hieróglifos, ou escrita hieroglífica. O nome hieróglifo,
contudo, tem origem grega e significa:
a)
“Escrita do papiro”
b)
“Louvor ao Faraó”
c)
“Inscrição na pedra”
d)
“Inscrição sagrada”.
e) “Palavra do Sol”.
Atividade 8
Os hieróglifos possuem uma estrutura bem
diferente das outras línguas, tanto das orientais, como o mandarim, quanto das
ocidentais, cuja estrutura é predominantemente alfabética (como o português).
Com relação a essa estrutura dos hieróglifos, pode-se afirmar que:
a)
é inteiramente ideográfica.
b)
não possui imagens de animais em sua
composição.
c)
é trina: ideográfica, fonográfica e,
sobretudo, pictográfica.
d)
não possui fonemas.
e) nunca pôde ser traduzida para outros idiomas.
Atividade 9
O desvendamento dos escritos egípcios antigos,
gravados em hieróglifos, só foi possível no século XIX por meio da
interpretação empreendida por Jean-François Champollion. A interpretação de
Champolion foi feita a partir da Pedra de Rosetta, em que constava(m):
a)
um esquema completo da gramática
hieroglífica.
b)
o alfabeto egípcio e o alfabeto
fenício.
c)
os alfabetos latino, grego e
hieroglífico.
d) uma mesma mensagem em três idiomas: o
hieroglífico, o demótico e o grego antigo.
a obra do poeta
grego Homero, chamada Odisseia, inteira em hieróglifos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário