sexta-feira, 31 de julho de 2020

História- Semana Intensiva


ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO


DISCIPLINA: História
SÉRIE: 6º ano


PROFESSOR: Jocélia



CONTEÚDO: Semana Intensiva
HORAS/AULA: 4 aulas


PERÍODO: DATA DE ENVIO: 28/7
DATA DE ENTREGA: 03/8



OBJETIVO/HABILIDADE DA AULA: este roteiro tem por objetivo revisar os conteúdos
ministrados durante o 2º bimestre do ano letivo. Semana de recuperação intensiva de habilidades do 2° bimestre.

ATIVIDADE DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS DO 2º BIMESTRE.                                                            

Atividade 1
O poder na civilização maia era realizado por um representante chamado de "Halach Uinic", que era visto pelos maias como um representante dos deuses na Terra. O "Halach Uinic" concentrava o poder para as funções civis, religiosas e militares dos maias. Essa forma de governo é conhecida como:
a) Teocracia
b) Democracia
c) Autocracia
d) Ditadura
e) Anarquia
Atividade 2
A capital asteca impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os espanhóis a conquistaram em 1521 sob a liderança de Hernán Cortés. Estamos falando de:
a) Teotihuacan
b) Calpulli
c) Tenochtitlán
d) Yucatã
e) Montezuma
Atividade 3
Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas,
a) os maias tiveram suas crenças religiosas e seus documentos escritos preservados e acatados pelos espanhóis, enquanto que a civilização asteca foi destruída.
b) os astecas e os maias haviam pacificado as relações entre os diversos povos que habitavam as atuais regiões do México e da Guatemala.
c) tiveram suas populações dizimadas pelos espanhóis, que se apossaram militarmente das cidades de Palenque, Tikal e Copan.
d) os astecas dominavam um território que se estendia do oceano Atlântico ao Pacífico, mas os maias já não contavam com as magníficas cidades, desaparecidas sob as florestas.
e) eram caçadores nômades, desconheciam a agricultura e utilizavam a roda e os metais para fins militares.

Atividade 4
Viveram na região andina préhispânica diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação cultural que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus, colas, lupacas e, finalmente,
a) maias. 
b) toltecas.
c) incas.
d) quetzalcoat

Atividade 5
O aparecimento da escrita foi tão importante que, durante muito tempo, foi considerado o marco inicial da História. Foi a terceira forma de comunicação elaborada pelo ser humano e provocou grande revolução nos seus costumes. Diferentemente da fala e das pinturas rupestres, a escrita permitiu ao ser humano a comunicação de longo alcance geográfico, a fixação de leis, de regras e penalidades, que viabilizaram a formação de estruturas sociais e políticas estáveis.
Sobre a escrita e a comunicação ao longo da História, é correto afirmar que:

a)      na região da Mesopotâmia, existia uma escrita chamada de cuneiforme, que serviu, inclusive, para o registro do Código de Hamurabi, conhecido como o primeiro código de leis escritas.
b)      no Egito antigo, a escrita hieroglífica era privilégio da realeza e só podia ser utilizada para fins administrativos, sendo absolutamente proibida para registros ou pregações religiosas.
c)      o avanço dos conhecimentos na Europa, a partir do século XV, ganhou grande impulso com a contribuição de Johannes Gutenberg, que, ao desenvolver a impressão com tipos móveis, renovou radicalmente a tipografia e o alcance das produções escritas.
d)      os povos ágrafos, como muitas sociedades ameríndias e africanas, devem ser considerados menos desenvolvidos do ponto de vista da comunicação por não possuírem escrita.
e)      durante o período medieval, o livre acesso à leitura, através das diversas bibliotecas espalhadas pelos mosteiros cristãos na Europa, garantiu a consolidação do respeito a dogmas e doutrinas da Igreja.
f)       sancionada como língua oficial dos surdos no Brasil no início do século XXI, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ao contrário dos idiomas essencialmente orais e auditivos, tem como característica ser visual e gestual.

Atividade 6
A  respeito  do  surgimento  das  primeiras  civilizações na  passagem  da  Pré-História  para  a  História,  é correto afirmar:

a)      As comunidades pré-históricas introduziram a competição social e a propriedade privada
b)      Nas  sociedades  civilizadas,  surge  a  propriedade privada  da  terra  e  dos  bens,  dando  origem  às diferenças sociais.
c)      Nas comunidades pré-históricas, cada pessoa disputava os resultados de seu trabalho com os demais membros do grupo
d)      É nas sociedades civilizadas que surge um Estado dominado pela maioria do povo.


Atividade 7
Sabe-se que à escrita desenvolvida no antigo Egito deu-se o nome de hieróglifos, ou escrita hieroglífica. O nome hieróglifo, contudo, tem origem grega e significa:

a)      “Escrita do papiro”
b)      “Louvor ao Faraó”
c)      “Inscrição na pedra”
d)      “Inscrição sagrada”.
e)      “Palavra do Sol”.


Atividade 8
Os hieróglifos possuem uma estrutura bem diferente das outras línguas, tanto das orientais, como o mandarim, quanto das ocidentais, cuja estrutura é predominantemente alfabética (como o português). Com relação a essa estrutura dos hieróglifos, pode-se afirmar que:

a)      é inteiramente ideográfica.
b)      não possui imagens de animais em sua composição.
c)      é trina: ideográfica, fonográfica e, sobretudo, pictográfica.
d)      não possui fonemas.
e)      nunca pôde ser traduzida para outros idiomas.


Atividade 9

O desvendamento dos escritos egípcios antigos, gravados em hieróglifos, só foi possível no século XIX por meio da interpretação empreendida por Jean-François Champollion. A interpretação de Champolion foi feita a partir da Pedra de Rosetta, em que constava(m):

a)      um esquema completo da gramática hieroglífica.
b)      o alfabeto egípcio e o alfabeto fenício.
c)      os alfabetos latino, grego e hieroglífico.
d)      uma mesma mensagem em três idiomas: o hieroglífico, o demótico e o grego antigo.
 a obra do poeta grego Homero, chamada Odisseia, inteira em hieróglifos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário