quinta-feira, 2 de julho de 2020

Ciências- Profª Michele

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 6 º ano B
PROFESSOR: Michele
CONTEÚDO: Célula como unidade da vida
HORAS/AULA: 8h/a
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
DATA DE ENTREGA: 26/06/2020


OBJETIVO DA AULA: Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.
OBJETIVO DA AULA:
JUSTIFICATIVA: Reconhecer a célula como unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos; Identificar a estrutura básica das células; Distinguir os principais tipos de células
JUSTIFICATIVA:

Nº aulas
Data
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
Páginas da apostila de Ciências
2
15/06
©     Aula do CMSP- Dia 15/06/2020 às 8h15
©    Seres Unicelulares e Pluricelulares
Prestem atenção que nesta situação pede que se realize uma pesquisa de exemplo de seres unicelulares e pluricelulares, realize a pesquisa da melhor forma possível e faça o registro da atividade em seu caderno.

8
1
18/06
©    Partes da Célula
Como vocês já puderam perceber nesta etapa de aprendizagem vemos nomes difíceis de se pronunciar e até mesmo de compreender, não se desespere vamos juntos conhecer a estrutura da célula.
Vou anexar aqui um texto com as partes da célula e as informações mais básicas, quero que vocês realizem a leitura e identifique na apostila de vocês qual número corresponde a estas formas.


Célula
A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético.
As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça. O termo célula vem do latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.
A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:
  1. Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
  2. As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
  3. Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.
Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
→ Estrutura básica de uma célula e sua classificação
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleoEssa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.

Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido.
Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas às eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e possuem organelas membranosas.
As principais estruturas presentes na célula animal:
·         Núcleo Celular: estrutura esférica onde se encontra o DNA.
·         Nucléolo: estrutura presente no núcleo das células. Coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.
·         Membrana Plasmática: estrutura celular fina que delimita a célula sendo responsável pela saída e entrada de sustâncias. Assim, ela tem a função de proteger as estruturas celulares internas.
·         Citoplasma: região mais volumosa, onde se encontram o núcleo e as organelas celulares.
·         Ribossomos: estrutura responsável pela produção e síntese de proteínas.
·         Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: responsáveis pelo transporte de proteínas e a síntese de moléculas orgânicas.
·         Complexo de Golgi: armazena, modifica e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, além disso, origina os lisossomos.
·         Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular.
·         Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia.
·         Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose).
·         Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas.
·         Vacúolos: responsáveis pela reserva energética e o armazenamento de substâncias.


9
1
19/06
©     Atividade 4 - Conhecendo outros tipos de células

Depois de terem aprendido um pouco sobre a célula animal, aproveite este momento da pesquisa nos livros didáticos  ou na internet e desenhe ou cole  uma imagem do modelo de uma célula vegetal  no seu  caderno de Ciências. Verifique se há estruturas que não são comuns na célula animal. E caso encontre, identifique-as no mesmo desenho ou imagem que registraram.

©     Diferentes tipos de células do nosso corpo
9 e 10
2
22/06
©     Aula do CMSP- Dia 22/06/2020 às 8h15
©     Atividade 5 – Atividade prática mão na massa

11
1
25/06
©      Continuar a atividade 5 – Atividade prática mão na massa
11
1
26/06
©     Atividade 6 – Desvendando o microscópio
12



Nenhum comentário:

Postar um comentário