ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Ciências
|
SÉRIE: 6 º ano B
|
||
PROFESSOR: Michele
|
|||
CONTEÚDO: Célula como unidade da vida
|
HORAS/AULA: 8h/a
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
|
DATA DE ENTREGA: 26/06/2020
|
||
OBJETIVO DA AULA: Identificar a organização básica da
célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações
computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade
estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na
perspectiva da História da Ciência.
|
OBJETIVO DA AULA:
|
JUSTIFICATIVA: Reconhecer a célula como unidade
básica estrutural e funcional dos seres vivos; Identificar a estrutura básica
das células; Distinguir os principais tipos de células
|
JUSTIFICATIVA:
|
Nº aulas
|
Data
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
|
Páginas da apostila de Ciências
|
2
|
15/06
|
©
Aula do CMSP- Dia 15/06/2020 às 8h15
©
Seres Unicelulares e Pluricelulares
Prestem atenção que nesta
situação pede que se realize uma pesquisa de exemplo de seres unicelulares e
pluricelulares, realize a pesquisa da melhor forma possível e faça o registro
da atividade em seu caderno.
|
8
|
1
|
18/06
|
© Partes
da Célula
Como vocês já puderam perceber
nesta etapa de aprendizagem vemos nomes difíceis de se pronunciar e até mesmo
de compreender, não se desespere vamos juntos conhecer a estrutura da célula.
Vou anexar aqui um texto com as
partes da célula e as informações mais básicas, quero que vocês realizem a
leitura e identifique na apostila de vocês qual número corresponde a estas
formas.
Célula
A célula é a unidade
estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a
membrana plasmática, o citoplasma e o material genético.
As células são estruturas microscópicas que fazem
parte da organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente
descrita por Robert
Hooke ao analisar um
corte de cortiça. O termo célula vem do latim cella, que
significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao
analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador
viu apenas a parede
celular das células
vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma
estrutura viva e complexa.
A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo
vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:
Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer
que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
→ Estrutura básica de uma célula e sua classificação
É comum dizer que uma célula é composta por três partes
básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos
alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e
citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse
tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula,
podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um
núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta
um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma
proteção ao seu material genético.
Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido.
Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células
procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas às eucariontes. Em
procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas
por membranas, como a mitocôndria e
o retículo endoplasmático. As
células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e
possuem organelas membranosas.
As principais estruturas presentes na célula
animal:
·
Nucléolo: estrutura presente no núcleo das células.
Coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.
·
Membrana
Plasmática:
estrutura celular fina que delimita a célula sendo responsável pela saída e
entrada de sustâncias. Assim, ela tem a função de proteger as estruturas
celulares internas.
·
Retículo
Endoplasmático Liso e Rugoso: responsáveis pelo transporte de proteínas e a síntese de
moléculas orgânicas.
·
Complexo de
Golgi: armazena, modifica
e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático
rugoso e, além disso, origina os lisossomos.
|
9
|
1
|
19/06
|
© Atividade 4 - Conhecendo outros tipos de
células
Depois de
terem aprendido um pouco sobre a célula animal, aproveite este momento da
pesquisa nos livros didáticos ou na
internet e desenhe ou cole uma imagem
do modelo de uma célula vegetal no seu caderno de Ciências. Verifique se há
estruturas que não são comuns na célula animal. E caso encontre,
identifique-as no mesmo desenho ou imagem que registraram.
© Diferentes tipos de células do nosso corpo
|
9 e 10
|
2
|
22/06
|
© Aula do CMSP- Dia 22/06/2020 às 8h15
© Atividade 5 – Atividade prática mão na massa
|
11
|
1
|
25/06
|
© Continuar a atividade 5 – Atividade prática
mão na massa
|
11
|
1
|
26/06
|
© Atividade 6 – Desvendando o microscópio
|
12
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário