ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa |
SÉRIE: 6º Ano A e B |
||
PROFESSOR: Maria
Helena de Castro |
|||
CONTEÚDO: Análise e
Interpretação Textual, linguagem verbal e não verbal. |
HORAS/AULA: 6 aulas |
||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 23/09/2020 |
DATA DE ENTREGA: 29/09/2020 |
||
HABILIDADES: (EF67LP28)
Ler e compreender- selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes.
OBJETIVO: Diante das informações transmitidas pelo texto
como linguagem verbal e não verbal, obter compreensão clara e decisiva sobre o
conteúdo.
ATIVIDADE 1 – QUE BICHO É ESTE? UM
BATE-PAPO E TANTO!
1- Você
conhece os animais silvestres ou selvagens da sua região?
2- Você
já teve oportunidade de ver algum animal silvestre ou selvagem? Onde?
ATIVIDADE 2 - LEITURA COMPARTILHADA
Lar, doce lar... Ops!
Estamos em julho de 2020. O mundo parou por causa de
uma pandemia. De acordo com um estudo elaborado pela Global Access to Justice,
cerca 92% dos países adotaram medidas especiais para combater a disseminação
causada pelo COVID19, de modo que 47% desses países proibiram totalmente que a
população saísse de casa, exceto para compras de alimentos ou medicamentos. Em
20% dos países, a saída é permitida, mas com limite de pessoas e de tempo. Com
isso, boa parte dos humanos "resguarda-se” em suas casas e, nesse
contexto, cenas inusitadas estão sendo registradas nos mais diversos lugares,
principalmente nos espaços urbanos.
Apesar de tanta tristeza e incertezas que o vírus vem
causando, ocorreram alguns impactos positivos no meio ambiente, em consequência
da restrição de atividades humanas. Com os veículos circulando menos, as
indústrias paradas e as pessoas ficando mais tempo em casa, a natureza tem
reagido favoravelmente e, aos poucos, surgem cenas únicas no mundo. Alguns
animais que antes nem se aproximavam das cidades podem ser vistos passeando
pelas ruas livremente; plantas voltaram a florescer, porque não estão
absorvendo tanto dióxido de carbono emitido pelos veículos. Na Índia, milhares
de tartarugas chegaram às praias para por seus ovos, em locais onde não mais
haviam sido avistadas durante o dia. Pessoas de diversos países também relatam
terem visto animais selvagens incomuns, como um urso pardo, que apareceu na
cidade de Madri, na Espanha, perambulando pelas ruas.
De acordo com especialistas, esses fenômenos têm ocorrido
devido à ausência de pessoas nas ruas, pois os animais não se sentem mais
ameaçados. O distanciamento social também está proporcionando um aumento
significativo da população de abelhas no mundo, pois várias espécies de flores
silvestres estão crescendo livremente nos parques e marginais de todas as
cidades, beneficiando tanto abelhas como borboletas, pássaros, morcegos e
muitos insetos que se alimentam de plantas, flores e frutas. A pandemia trouxe
muitos prejuízos, mas é certo que a natureza tem sido grata a ela,
principalmente porque está se recuperando como nunca havia acontecido antes.
Simone Paixão
Após a leitura do texto,
responda:
1- Qual
é o assunto principal do texto?
2- O
distanciamento social a que nós humanos estamos sendo submetidos tem sido algo
bom para a natureza, em geral, e para os animais. Por quê?
3- De
acordo com o texto, que motivos justificam o aparecimento de animais silvestres
em áreas urbanas?
4- Os
animais citados no texto correm risco de extinção? Pesquise sobre o assunto para
responder.
ATIVIDADE 3 - DESVENDANDO O MUNDO DOS
BICHOS
1- Observe
a foto abaixo para resolver as atividades propostas a seguir.
Uma das principais funções da linguagem não
verbal é possibilitar a comunicação direta com o interlocutor, de modo a
transmitir informações sem utilizar palavras, como ocorre, por exemplo, na foto
acima.
2- Compare
a foto com texto lido na Atividade 1 e responda às questões propostas. a) Que relação pode-se fazer entre a foto e
o texto lido?
b) Que
legenda você daria para a foto?
c) A
cena retratada na foto provoca em você algum sentimento? Qual? Descreva.
d) Em
sua opinião, a tartaruguinha está protegida, em situação de segurança?
Justifique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário