sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Língua Portuguesa- 23/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

SÉRIE: 6º Ano A e B

PROFESSOR: Maria Helena de Castro

CONTEÚDO: Análise e Interpretação Textual, linguagem verbal e não verbal.

HORAS/AULA: 6 aulas

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/09/2020

DATA DE ENTREGA: 29/09/2020

HABILIDADES: (EF67LP28) Ler e compreender- selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.

OBJETIVO: Diante das informações transmitidas pelo texto como linguagem verbal e não verbal, obter compreensão clara e decisiva sobre o conteúdo.

 

ATIVIDADE 1 – QUE BICHO É ESTE? UM BATE-PAPO E TANTO! 

1-      Você conhece os animais silvestres ou selvagens da sua região? 

2-      Você já teve oportunidade de ver algum animal silvestre ou selvagem? Onde?

 


 

 

ATIVIDADE 2 - LEITURA COMPARTILHADA

 

Lar, doce lar... Ops! 

Estamos em julho de 2020. O mundo parou por causa de uma pandemia. De acordo com um estudo elaborado pela Global Access to Justice, cerca 92% dos países adotaram medidas especiais para combater a disseminação causada pelo COVID19, de modo que 47% desses países proibiram totalmente que a população saísse de casa, exceto para compras de alimentos ou medicamentos. Em 20% dos países, a saída é permitida, mas com limite de pessoas e de tempo. Com isso, boa parte dos humanos "resguarda-se” em suas casas e, nesse contexto, cenas inusitadas estão sendo registradas nos mais diversos lugares, principalmente nos espaços urbanos. 

Apesar de tanta tristeza e incertezas que o vírus vem causando, ocorreram alguns impactos positivos no meio ambiente, em consequência da restrição de atividades humanas. Com os veículos circulando menos, as indústrias paradas e as pessoas ficando mais tempo em casa, a natureza tem reagido favoravelmente e, aos poucos, surgem cenas únicas no mundo. Alguns animais que antes nem se aproximavam das cidades podem ser vistos passeando pelas ruas livremente; plantas voltaram a florescer, porque não estão absorvendo tanto dióxido de carbono emitido pelos veículos. Na Índia, milhares de tartarugas chegaram às praias para por seus ovos, em locais onde não mais haviam sido avistadas durante o dia. Pessoas de diversos países também relatam terem visto animais selvagens incomuns, como um urso pardo, que apareceu na cidade de Madri, na Espanha, perambulando pelas ruas. 

De acordo com especialistas, esses fenômenos têm ocorrido devido à ausência de pessoas nas ruas, pois os animais não se sentem mais ameaçados. O distanciamento social também está proporcionando um aumento significativo da população de abelhas no mundo, pois várias espécies de flores silvestres estão crescendo livremente nos parques e marginais de todas as cidades, beneficiando tanto abelhas como borboletas, pássaros, morcegos e muitos insetos que se alimentam de plantas, flores e frutas. A pandemia trouxe muitos prejuízos, mas é certo que a natureza tem sido grata a ela, principalmente porque está se recuperando como nunca havia acontecido antes.

Simone Paixão

 

Após a leitura do texto, responda:

1-      Qual é o assunto principal do texto?

2-      O distanciamento social a que nós humanos estamos sendo submetidos tem sido algo bom para a natureza, em geral, e para os animais. Por quê?

3-      De acordo com o texto, que motivos justificam o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas?

4-      Os animais citados no texto correm risco de extinção? Pesquise sobre o assunto para responder.

 

ATIVIDADE 3 - DESVENDANDO O MUNDO DOS BICHOS

1-      Observe a foto abaixo para resolver as atividades propostas a seguir.

 


 

 

Uma das principais funções da linguagem não verbal é possibilitar a comunicação direta com o interlocutor, de modo a transmitir informações sem utilizar palavras, como ocorre, por exemplo, na foto acima.

 

2-      Compare a foto com texto lido na Atividade 1 e responda às questões propostas.  a) Que relação pode-se fazer entre a foto e o texto lido?

b)      Que legenda você daria para a foto?

c)      A cena retratada na foto provoca em você algum sentimento? Qual? Descreva.

d)      Em sua opinião, a tartaruguinha está protegida, em situação de segurança? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário