quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Ciências - Profª Michele

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Ciências

SÉRIE: 6 º ano B

PROFESSOR: Michele

CONTEÚDO: A saúde dos olhos

HORAS/AULA: 4h/a

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 31/08/2020

DATA DE ENTREGA: 04/09/2020

OBJETIVO DA AULA:

Perceber como os olhos captam a luz e formam a imagem, reconhecendo o fenômeno da reflexão e refração e um defeito de visão associado.

JUSTIFICATIVA:

Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

 

Nº aulas

Data

ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?

Páginas da apostila de Ciências

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31/08

©      Assistir aula CMSP do dia 31/08

https://www.youtube.com/watch?v=InTZilOp4GY&list=PLAdEu5NtlLkZsjFXWOpxePeJ5p5LesCM1&index=18

 

©       

 

©      Vou anexar abaixo um texto onde melhor explica sobre as lentes assim podemos compreender melhor as imagens mostradas na apostila, realize a leitura e as anotações que julgar importante, em caso de dúvidas entre em contato com a Profª.

Lentes

As lentes são dispositivos ópticos que funcionam pela refração da luz. Elas podem ser classificadas como convergentes e divergentes de acordo com o seu formato.

As lentes são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado. As principais características desses dispositivos são a transparência e a superfície esférica.

De acordo com a curvatura apresentada, as lentes esféricas podem ser classificadas como:

Lentes convergentes, ou positivas: quando a parte do centro é mais espessa que as bordas. Elas podem ser de três tipos:

·         Lentes biconvexas: apresentam duas partes convexas;

·         Lentes plano-convexas: possuem um lado plano e outro convexo;

·         Lentes côncavo-convexas: com um lado côncavo e o outro convexo.

Lentes divergentes, ou negativas: se o centro é mais fino que as bordas. Podem ser classificadas como:

·         Lentes bicôncavas: caso apresentem as duas faces côncavas;

·         Lentes plano-côncavas: quando apresentam um lado plano e o outro côncavo;

·         Lentes convexo-côncavas: com um lado convexo e outro côncavo.

A figura a seguir mostra o formato de cada um desses tipos de lente:


A figura apresenta os tipos de lentes convergentes e divergentes

Além do formato, as lentes também podem ser classificadas de acordo com o comportamento óptico dos raios de luz após atingi-las. Nesse caso, elas podem ser divergentes ou convergentes.

Em uma lente divergente, quando os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal, eles sofrem dupla refração e se expalham Observe a figura:


Comportamento óptico dos raios de luz em uma lente divergente

Como o foco dessas lentes é formado pelo encontro de projeções dos raios de luz incidentes, ele é classificado como virtual.

Nas lentes convergentes, os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco.


Comportamento óptico dos raios de luz em uma lente convergente

O foco das lentes convergentes é classificado como foco real, pois é fruto do encontro dos raios de luz refratados.

Elementos das lentes esféricas

O que caracteriza uma lente esférica são os seus elementos geométricos, que são:

C1 e C2: centros de curvatura das faces esféricas;

R1 e R2: raios de curvatura das faces esféricas;

Eixo principal da lente: onde estão contidos C1 e V1;

e: espessura da lente;

Ve V2: Vértices da lente.

Veja como é a disposição desses elementos nas lentes:


Disposição dos elementos nas lentes côncavas


Disposição dos elementos nas lentes convexas

Quando a espessura da lente é muito menor do que o raio de suas faces, ela é denominada lente delgada. Nesse tipo de lente, os vértices Ve V2 estão praticamente no mesmo ponto sobre o eixo principal e passam a ser chamados de centro óptico.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física



Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-1.htm

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01

03/09

©      Agora na página 12 da sua apostila nós encontramos uma atividade de pesquisa, para facilitar sua pesquisa vou anexar aqui alguns links, e nesta atividade precisamos produzir um material para a socialização, então gostaria que você produzisse um cartaz falando sobre o tema que escolher, como de costume você deve fotografar o material que construir e enviar para a Profª, mas, também terá um dia de entrega na escola do material produzido, para arquivamento.

 

Ø  http://emag.governoeletronico.gov.br/cursoconteudista/introducao/deficiencia-visual-baixa-visao.html#irconteudo

Ø  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=686

Ø  http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/cegueira-e-baixa-visao

 

 

Ø  https://retinapro.com.br/blog/aprenda-como-cuidar-da-saude-dos-olhos-com-5-dicas/

Ø  https://gcene.com/saude-dos-olhos/

Ø  https://saude.abril.com.br/medicina/9-problemas-de-saude-que-se-manifestam-pelos-olhos/

Ø  https://saude.abril.com.br/medicina/habitos-que-ajudam-a-cuidar-dos-olhos/

 

Anexei alguns links mas sintam se à vontade e pesquisem mais.

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04/09

©      Finalização do Cartaz da atividade 4

 

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