sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Língua Portuguesa- 16/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

SÉRIE: 6º Ano A e B

PROFESSOR: Maria Helena de Castro

CONTEÚDO: Análise e Interpretação Textual – Tartarugando

HORAS/AULA: 6 aulas

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 16/09/2020

DATA DE ENTREGA: 22/09/2020

HABILIDADES: (EF67LP28) Ler e compreender- selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.

OBJETIVO: Análise e Interpretação Textual.

 

Leitura e Interpretação

Curiosidades do Mundo Animal - A história de Hofesh

 

 Hofesh é o nome de uma simpática tartaruga verde, que foi encontrada jogada numa praia mediterrânea em Israel. Ela estava quase morta, presa a uma rede de pesca com as patinhas esquerdas paralisadas. Foi recolhida pela equipe do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas de Israel e recebeu implantes tecnológicos especialmente desenhados que devolveram sua mobilidade, após quatro anos de estudos e várias tentativas, que a fizeram nadar com segurança novamente.

Apesar de o nome Hofesh significar “liberdade”, em hebraico, a personagem jamais poderá retornar à vida selvagem, pois ainda seria presa fácil no oceano. Porém, Hofesh não ficará sozinho no seu tanque do Centro de Reabilitação, pois Tzurit, uma tartaruga verde fêmea, já divide espaço com ele, e parece que será por muito tempo. Tzurit foi resgatada por estar cega, devido a um acidente com um barco, e também não poderá ser devolvida ao mar. O casal  já interage muito bem e poderá formar uma linda família.

No Brasil existe o Projeto TAMAR, fundado em 1980, que realiza um importante programa de conservação revolucionário, cujo objetivo principal é proteger as tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção no litoral brasileiro.

Em 2015, após 35 anos de trabalho, o Projeto TAMAR já havia devolvido ao mar mais de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinha.

 

ATIVIDADES:

1- As aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, atribuindo-lhes sentidos.

No texto, a palavra liberdade aparece entre aspas, que se justifica por

a)  fazer um comentário a respeito da história da tartaruga resgatada.

b)  destacar o significado da palavra que nomeia a simpática tartaruga.

c)  ironizar a personagem da história, que se encontra em cativeiro.

d)  libertar a personagem principal, que se encontra em cativeiro.

 

2- Releia a primeira frase do texto “A história de Hofesh”, transcrita abaixo.

“Hofesh é o nome de uma simpática tartaruga verde, que foi encontrada jogada numa praia mediterrânea em Israel. Ela estava quase morta, presa a uma rede de pesca com as patinhas esquerdas paralisadas.”

a)                 A palavra “ela” (um pronome) em destaque, é um elemento de retomada que ajuda a estabelecer a coesão e a organizar as informações do texto. Que expressão do texto é retomada pelo pronome “ela”?

 

b)                 A expressão em destaque – “uma simpática tartaruga verde” – apresenta uma palavra nuclear cuja função é nomear algo (substantivo) e outras palavras que caracterizam, qualificam (adjetivos) o ser ou o objeto nomeado. Na expressão, qual é a palavra que nomeia? E quais são as palavras que caracterizam?

 

c)                  Na expressão “uma simpática tartaruga verde”, todas as palavras estão no singular. Se a palavra “tartaruga” aparecesse no plural, o que aconteceria com as demais palavras? Reescreva a expressão e observe. A que conclusão você chegou? Por quê?

 

LEITURA - TARTARUGA-VERDE

A tartaruga-verde é uma tartaruga-marinha, cujo nome científico é Cheloniidae mydas.

Possui coloração verde devido à gordura corporal; o corpo é coberto por uma enorme carapaça em formato de lágrima e tem dois grandes pares de nadadeiras. Enquanto filhote, possui uma alimentação onívora (alimenta-se de vegetais e animais invertebrados, como caranguejos, medusas e esponjas), com uma certa tendência carnívora. No entanto, quando seu casco atinge cerca de 25 a 35 centímetros, ela se torna completamente herbívora e passa a se alimentar basicamente de algas marinhas, com predominância para alimentos que estão em maior abundância no seu ambiente natural.

 Quando adulta, a tartaruga-verde pode chegar a medir 115,5 cm e pesar até 300 kg, o que a classifica entre as maiores tartarugas do mundo. Geralmente, as tartarugas-verdes habitam lagoas rasas das regiões costeiras.

 Assim como outras tartarugas marinhas, a tartaruga-verde também migra longas distâncias entre as áreas de alimentação e as praias onde bota seus ovos. Ela pode viver até 80 anos de idade, em liberdade.

 A espécie encontra-se ameaçada de extinção devido à procura por couro, casca e carne desses animais. A carne é muito usada em sopas.

Muitas tartarugas-verdes morrem em consequência de se enroscarem nas redes de pescadores e, também, devido à poluição do meio ambiente e à destruição de seu habitat, em decorrência do desenvolvimento do setor imobiliário.

 

1-      Identifique no texto as informações apresentadas e organize-as no quadro abaixo:

a)      Nome do animal:______________________________________________

b)      Nome cientifico:______________________________________________

c)      Características físicas:__________________________________________

d)      Peso e tamanho:_______________________________________________

e)      Alimentação básica:_____________________________________________

f)       Habitat:_________________________________________________________

g)      Tempo médio de vida:____________________________________________

h)      Curiosidades:_____________________________________________________

 

2-      Agora, pesquise sobre um animal de seu interesse, que esteja ameaçado de extinção. Faça registros semelhantes ao que você fez no quadro acima, sobre a tartaruga-verde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário