ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa |
SÉRIE: 6º Ano A e B |
||
PROFESSOR: Maria
Helena de Castro |
|||
CONTEÚDO: Análise e
Interpretação Textual – Tartarugando
|
HORAS/AULA: 6 aulas |
||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 16/09/2020 |
DATA DE ENTREGA: 22/09/2020 |
||
HABILIDADES: (EF67LP28) Ler e compreender- selecionando
procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e
levando em conta características dos gêneros e suportes.
OBJETIVO: Análise e Interpretação Textual.
Leitura e Interpretação
Curiosidades do Mundo Animal - A história de Hofesh
Hofesh é o nome de uma simpática tartaruga
verde, que foi encontrada jogada numa praia mediterrânea em Israel. Ela estava
quase morta, presa a uma rede de pesca com as patinhas esquerdas paralisadas.
Foi recolhida pela equipe do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas de
Israel e recebeu implantes tecnológicos especialmente desenhados que devolveram
sua mobilidade, após quatro anos de estudos e várias tentativas, que a fizeram
nadar com segurança novamente.
Apesar de o nome Hofesh
significar “liberdade”, em hebraico, a personagem jamais poderá retornar à vida
selvagem, pois ainda seria presa fácil no oceano. Porém, Hofesh não ficará
sozinho no seu tanque do Centro de Reabilitação, pois Tzurit, uma tartaruga
verde fêmea, já divide espaço com ele, e parece que será por muito tempo.
Tzurit foi resgatada por estar cega, devido a um acidente com um barco, e
também não poderá ser devolvida ao mar. O casal
já interage muito bem e poderá formar uma linda família.
No Brasil existe o Projeto TAMAR,
fundado em 1980, que realiza um importante programa de conservação
revolucionário, cujo objetivo principal é proteger as tartarugas marinhas que
estão ameaçadas de extinção no litoral brasileiro.
Em 2015, após 35 anos de
trabalho, o Projeto TAMAR já havia devolvido ao mar mais de 25 milhões de
filhotes de tartarugas marinha.
ATIVIDADES:
1- As aspas [“ ”] são um sinal de
pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto,
atribuindo-lhes sentidos.
No texto, a palavra liberdade
aparece entre aspas, que se justifica por
a) fazer
um comentário a respeito da história da tartaruga resgatada.
b) destacar
o significado da palavra que nomeia a simpática tartaruga.
c) ironizar
a personagem da história, que se encontra em cativeiro.
d) libertar
a personagem principal, que se encontra em cativeiro.
2- Releia a
primeira frase do texto “A história de Hofesh”, transcrita abaixo.
“Hofesh é o nome de uma simpática tartaruga verde, que foi
encontrada jogada numa praia mediterrânea em Israel. Ela estava quase morta,
presa a uma rede de pesca com as patinhas esquerdas paralisadas.”
a)
A palavra “ela” (um pronome) em destaque, é um
elemento de retomada que ajuda a estabelecer a coesão e a organizar as
informações do texto. Que expressão do texto é retomada pelo pronome “ela”?
b)
A expressão em destaque – “uma simpática tartaruga
verde” – apresenta uma palavra nuclear cuja função é nomear algo (substantivo)
e outras palavras que caracterizam, qualificam (adjetivos) o ser ou o objeto
nomeado. Na expressão, qual é a palavra que nomeia? E quais são as palavras que
caracterizam?
c)
Na expressão “uma simpática tartaruga verde”, todas
as palavras estão no singular. Se a palavra “tartaruga” aparecesse no plural, o
que aconteceria com as demais palavras? Reescreva a expressão e observe. A que
conclusão você chegou? Por quê?
LEITURA - TARTARUGA-VERDE
A tartaruga-verde é uma
tartaruga-marinha, cujo nome científico é Cheloniidae mydas.
Possui coloração verde devido à
gordura corporal; o corpo é coberto por uma enorme carapaça em formato de
lágrima e tem dois grandes pares de nadadeiras. Enquanto filhote, possui uma
alimentação onívora (alimenta-se de vegetais e animais invertebrados, como
caranguejos, medusas e esponjas), com uma certa tendência carnívora. No
entanto, quando seu casco atinge cerca de 25 a 35 centímetros, ela se torna
completamente herbívora e passa a se alimentar basicamente de algas marinhas,
com predominância para alimentos que estão em maior abundância no seu ambiente
natural.
Quando adulta, a tartaruga-verde pode chegar a
medir 115,5 cm e pesar até 300 kg, o que a classifica entre as maiores
tartarugas do mundo. Geralmente, as tartarugas-verdes habitam lagoas rasas das
regiões costeiras.
Assim como outras tartarugas marinhas, a
tartaruga-verde também migra longas distâncias entre as áreas de alimentação e
as praias onde bota seus ovos. Ela pode viver até 80 anos de idade, em
liberdade.
A espécie encontra-se ameaçada de extinção
devido à procura por couro, casca e carne desses animais. A carne é muito usada
em sopas.
Muitas tartarugas-verdes morrem
em consequência de se enroscarem nas redes de pescadores e, também, devido à
poluição do meio ambiente e à destruição de seu habitat, em decorrência do
desenvolvimento do setor imobiliário.
1-
Identifique no texto as informações apresentadas e
organize-as no quadro abaixo:
a)
Nome do
animal:______________________________________________
b)
Nome
cientifico:______________________________________________
c)
Características
físicas:__________________________________________
d)
Peso e tamanho:_______________________________________________
e)
Alimentação
básica:_____________________________________________
f)
Habitat:_________________________________________________________
g)
Tempo médio de
vida:____________________________________________
h)
Curiosidades:_____________________________________________________
2-
Agora, pesquise sobre um animal de seu interesse,
que esteja ameaçado de extinção. Faça registros semelhantes ao que você fez no
quadro acima, sobre a tartaruga-verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário