sexta-feira, 25 de setembro de 2020

História - 04/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: História

SÉRIE 6ºano Ensino Fundamental l

PROFESSOR: Jocélia Camargo

CONTEÚDO: OS LEGADOS DA CULTURA HELENÍSTICA

HORAS/AULA: 04

 


PERÍODO: DATA DE ENVIO: 31/08/2020

DATA DE ENTREGA: 04/09/2020

 

OBJETIVO DA AULA: Identificar a importância da cultura helenística, bem como os seus legados, compreendendo como os saberes mobilizados e intercambiados, sobretudo pelos povos persa e macedônio, se constituíram como ferramentas diplomáticas e foram imprescindíveis para as dimensões das questões políticas, econômicas, militares e de fronteiras ocorridas na época.

 

 

 

 

Nº aulas

ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?

.

 

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

31/08

 

 

Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia

 

ATIVIDADE 1

Imagem 1- da biblioteca

1.1. Você conhece o lugar retratado na imagem abaixo?

Que lugar é esse e o que se faz nele? Você já foi em

um lugar parecido ou costuma frequentar? Gostou?

Responda aos questionamentos no seu caderno.

1.2. Para você qual é a importância da preservação da

cultura de um povo?

1.3. Leia o texto a seguir e depois responda à questão

em seu caderno.

Texto 1

A divulgação do conhecimento sobre qualquer lugar do mundo foi ainda mais facilitada com a rede de comunicação que temos hoje. Através da internet, podemos acessar uma página de outro país ou

comprar um livro estrangeiro. Mas esse intercâmbio entre culturas, que hoje nos parece natural, nem sempre aconteceu dessa forma.

Na Antiguidade, o apreço pela pureza cultural era gigante e se negava a cultura do outro para valorizar a sua própria. No entanto, foi nesse contexto que Alexandre Magno ergueu o seu Império e tornou a integração cultural possível, e também uma ferramenta política que lhe possibilitou conquistar aliados.

No seu Império, essa valorização sobre o saber, inclusive dos povos dos territórios anexados, permitiu a preservação dos legados de seu tempo e a construção de novos saberes, gerando o que ficou conhecido como cultura helenística.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

a)    A partir da leitura, identifique como a integração cultural pode ter contribuído para que o Império Macedônico, sob o domínio de Alexandre Magno, tenha sido o maior até aquele momento histórico. Anote as suas reflexões em seu caderno.

IMAGEM2

ATIVIDADE 2

Para realizar essa atividade você deverá analisar o texto a seguir e depois responda  as perguntas abaixo.

a)Qual é o tema do texto?

b)Quais são as principais informações do texto?

c)Segundo o texto, qual é a relação entre gregos, macedônios e persas?

Texto 2 – “Gregos, Macedônios e Persas: na disputa por territórios quem ganhou foi a Cultura.”A Grécia, após um período de prosperidade e predomínio sobre a região, enfrentava conflitos internos,o que a tornou vulnerável. A Guerra do Peloponeso, entre as duas principais Póleis gregas (Atenas e Esparta), oportunizou o restabelecimento dos persas sobre os territórios da Ásia Menor5, então dominados pelos gregos. Esse contexto também permitiu que o rei Filipe II, com seu filho Alexandre III6, desse início

ao seu projeto de ampliação das fronteiras da Macedônia. Vencedor, na Batalha da Queronéia7, em 338a.E.C., o rei Filipe II buscou aliados entre os povos conquistados, solicitando impostos e o direito de ser reconhecido também como um grego, aproveitando para anunciar que iria seguir contra o Império Persa

e recuperar a Ásia Menor. Nessa ocasião, Alexandre III tinha apenas 18 anos de idade e já era o líder do batalhão que venceu Tebas8. Dois anos depois, o rei Filipe II foi assassinado e seu filho assumiu o trono.Para manter a ordem e o poder, Alexandre III foi duro com quem questionou o seu direito e seguiu os planos do seu pai, enfrentando por 10 anos os persas e se saindo vencedor.O Império Aquemênida (550 a 330 a.E.C), ou Império Persa, era governado em 20 unidades que deveriam se reportar ao  rei, e por ser composto por diferentes povos tinha um método de organização que depois seria aproveitado por Alexandre Magno. Desde Ciro, ao se dominar um povo, negociava-se o respeito e a tolerância cultural/religiosa pela aliança e pelos impostos. Outra estratégia era facilitar a comunicação, com a construção de estradas e um ágil sistema de correios, que também facilitaram o

comércio. Nesse último aspecto a unificação da moeda foi uma importante estratégia de Dário I (550 a.E.C. a 486 a.E.C.), que criou a dárico9. Por toda essa dimensão, a conquista da Macedônia sobre esse povo foi extraordinária.Depois de incorporar o domínio persa, Alexandre III seguiu para a Índia, mas teve que recuar, respeitandoas limitações do seu exército. Na sequência, Alexandre acabou morrendo e não pode expandir ainda mais suas fronteiras como desejava. O seu Império se desmanchou na disputa sucessória, mas seus feitos foram mantidos através das lendas que se espalharam na Ásia, África e Europa, e nas letras de

músicas, nos filmes e nas animações, que mesmo na Era Contemporânea continuam sendo feitos. Entre os legados do Império Macedônico está a cultura helenística, que surgiu do estímulo à diversidade cultural e do patrocínio de estudos10 sobre territórios e culturas anexadas.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

A partir da atividade anterior responda às seguintes questões:

a) Quem foi Alexandre Magno? Quais foram os seus feitos?

b) O que aconteceu com os povos dominados pelo Império Macedônico?

c) Por que era tão importante para os Macedônios conquistar o Império Persa? O que havia de especial?

d) O que é “cultura helenística”?

Centro de mídias, TV cultura.

 

 

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