ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
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DISCIPLINA: História |
SÉRIE 6ºano Ensino Fundamental l |
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PROFESSOR:
Jocélia Camargo |
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CONTEÚDO: OS LEGADOS DA CULTURA HELENÍSTICA |
HORAS/AULA:
04 |
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DATA DE
ENTREGA: 04/09/2020 |
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OBJETIVO DA AULA: Identificar a importância
da cultura helenística, bem como os seus legados, compreendendo como os
saberes mobilizados e intercambiados, sobretudo pelos povos persa e
macedônio, se constituíram como ferramentas diplomáticas e foram
imprescindíveis para as dimensões das questões políticas, econômicas,
militares e de fronteiras ocorridas na época. |
Nº aulas |
Nº |
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER? |
. |
02 |
31/08 |
Assistir a aula pela TV ou
centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a
disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia ATIVIDADE 1 Imagem 1- da biblioteca 1.1. Você conhece o lugar
retratado na imagem abaixo? Que lugar é esse e o que se faz nele? Você já foi em um lugar parecido ou costuma frequentar? Gostou? Responda aos questionamentos no seu caderno. 1.2. Para você qual é a
importância da preservação da cultura de um povo? 1.3. Leia o texto a seguir e
depois responda à questão em seu caderno. Texto
1 A
divulgação do conhecimento sobre qualquer lugar do mundo foi ainda mais
facilitada com a rede de comunicação que temos hoje. Através da internet,
podemos acessar uma página de outro país ou comprar
um livro estrangeiro. Mas esse intercâmbio entre culturas, que hoje nos
parece natural, nem sempre aconteceu dessa forma. Na
Antiguidade, o apreço pela pureza cultural era gigante e se negava a cultura
do outro para valorizar a sua própria. No entanto, foi nesse contexto que
Alexandre Magno ergueu o seu Império e tornou a integração cultural possível,
e também uma ferramenta política que lhe possibilitou conquistar aliados. No
seu Império, essa valorização sobre o saber, inclusive dos povos dos territórios
anexados, permitiu a preservação dos legados de seu tempo e a construção de
novos saberes, gerando o que ficou conhecido como cultura helenística. Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. a)
A partir da leitura, identifique
como a integração cultural pode ter contribuído para que o Império
Macedônico, sob o domínio de Alexandre Magno, tenha sido o maior até aquele
momento histórico. Anote as suas reflexões em seu caderno. IMAGEM2 ATIVIDADE 2 Para
realizar essa atividade você deverá analisar o texto a seguir e depois
responda as perguntas abaixo. a)Qual
é o tema do texto? b)Quais
são as principais informações do texto? c)Segundo
o texto, qual é a relação entre gregos, macedônios e persas? Texto
2 – “Gregos, Macedônios e Persas: na disputa por territórios quem ganhou foi
a Cultura.”A Grécia, após um período de prosperidade e
predomínio sobre a região, enfrentava conflitos internos,o que a tornou
vulnerável. A Guerra do Peloponeso, entre as duas principais Póleis gregas
(Atenas e Esparta), oportunizou o restabelecimento dos
persas sobre os territórios da Ásia Menor5,
então dominados pelos gregos. Esse contexto também permitiu
que o rei Filipe II, com seu filho Alexandre III6,
desse início ao
seu projeto de ampliação das fronteiras da Macedônia. Vencedor, na Batalha da
Queronéia7, em 338a.E.C., o rei Filipe II buscou aliados
entre os povos conquistados, solicitando impostos e o direito de ser
reconhecido também como um grego, aproveitando para anunciar que iria seguir
contra o Império Persa e
recuperar a Ásia Menor. Nessa ocasião, Alexandre III tinha apenas 18 anos de
idade e já era o líder do batalhão que venceu Tebas8.
Dois anos depois, o rei Filipe II foi assassinado e seu filho assumiu o
trono.Para manter a ordem e o poder, Alexandre III foi duro com quem questionou
o seu direito e seguiu os planos do seu pai, enfrentando por 10 anos os
persas e se saindo vencedor.O Império Aquemênida (550 a 330 a.E.C), ou
Império Persa, era governado em 20 unidades que deveriam se reportar ao rei, e por ser composto por diferentes
povos tinha um método de organização que depois seria aproveitado por
Alexandre Magno. Desde Ciro, ao se dominar um povo, negociava-se o respeito e
a tolerância cultural/religiosa pela aliança e pelos impostos. Outra
estratégia era facilitar a comunicação, com a construção de estradas e um
ágil sistema de correios, que também facilitaram o comércio.
Nesse último aspecto a unificação da moeda foi uma importante estratégia de
Dário I (550 a.E.C. a 486 a.E.C.), que criou a dárico9.
Por toda essa dimensão, a conquista da Macedônia sobre esse povo foi
extraordinária.Depois de incorporar o domínio persa, Alexandre III seguiu
para a Índia, mas teve que recuar, respeitandoas limitações do seu exército.
Na sequência, Alexandre acabou morrendo e não pode expandir ainda mais suas
fronteiras como desejava. O seu Império se desmanchou na disputa sucessória,
mas seus feitos foram mantidos através das lendas que se espalharam na Ásia,
África e Europa, e nas letras de músicas,
nos filmes e nas animações, que mesmo na Era Contemporânea continuam sendo
feitos. Entre os legados do Império Macedônico está a cultura helenística,
que surgiu do estímulo à diversidade cultural e do patrocínio de estudos10
sobre
territórios e culturas anexadas. Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista A partir da atividade anterior responda às seguintes questões: a) Quem foi Alexandre Magno?
Quais foram os seus feitos? b) O que aconteceu com os
povos dominados pelo Império Macedônico? c) Por que era tão
importante para os Macedônios conquistar o Império Persa? O que havia de
especial? d) O que é “cultura
helenística”? |
Centro
de mídias, TV cultura. |
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