quarta-feira, 13 de maio de 2020

Língua Portuguesa- Profª Maria Helena


Conteúdo: Leitura e análise de notícia;
Leitura, interpretação e reescrita de contos.
Professora: Maria Helena de Castro


De olho na informação
Bullying na escola
Notícia falsa adoece aluna do ensino fundamental
Nesta manhã, a aluna do 6º ano, Ana Paula Silva, de uma escola pública desta cidade, passou por avaliação psicológica no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social -, após sofrer constrangimentos causados por notícias falsas veiculadas nas redes sociais e em aplicativos de celulares. Os aparelhos celulares são frequentemente utilizados pelos colegas de Ana Paula. Em busca de soluções para a situação, o Conselho Tutelar da cidade foi acionado pela direção da unidade escolar. Também foram convocados os responsáveis pelos menores que fizeram a notícia circular nas dependências da escola. Esses alunos, acompanhados pelos pais, terão que assumir responsabilidades perante o Regimento Escolar e a legislação específica vigente. (Por Edvaldo Ceraze e Gislaine Cardoso, da redação do Jornal Escola, em 19 set. 2019).
Como se sabe, a notícia tem como função principal divulgar um acontecimento no meio jornalístico. O conteúdo da notícia, em geral, retrata fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais, entre outros assuntos atuais significativos para a sociedade. Além disso, a organização de uma notícia requer não só informações sobre o fato como também onde e quando ocorreu (lugar e tempo) e quem participou dele (personagens). O fato é, geralmente, relatado com tempos verbais do pretérito (processo verbal do passado), mas o presente também pode ser usado. Nem todo texto do jornalismo é noticioso, mas todo acontecimento que, de alguma forma, tem relevância e repercussão, é potencialmente objeto de investigação jornalística.

1-      A partir da leitura da notícia, responda às questões propostas a seguir.
a)      Levante hipóteses: qual teria sido a notícia falsa veiculada a respeito da aluna Ana Paula?
b)      Por qual meio de comunicação a notícia falsa pode ter sido veiculada, já que muitos alunos tiveram acesso a ela?
c)      Em sua opinião, após o episódio de bullying, a aluna Ana Paula deve continuar estudando na mesma escola? Justifique sua resposta.

d)      Quando você recebe uma informação sobre algo ou alguém, você a repassa, mesmo sabendo que pode ser prejudicial? Comente.

e)      Como devemos analisar os fatos antes de divulgá-los a outras pessoas? O que é preciso considerar antes repassar uma informação?



Língua e linguagem: a notícia

a)      De acordo com a notícia, qual foi o fato principal que levou Ana Paula a adoecer?
b)      É possível situar no tempo e no espaço o acontecimento retratado na notícia? Comprove com elementos do texto.
c)      Sintetize o conteúdo da notícia no quadro abaixo
O QUE OCORREU?
QUEM PARTICIPOU?
QUANDO OCORREU?
ONDE OCORREU?










O conto da mentira
Rogério Augusto

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...

Questão 1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.

A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.

Questão 2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?

Questão 3 – Releia:

“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”

Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

Questão 4 – Justifique o emprego das aspas no conto:

Questão 5 – Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe tentava assustá-lo [...]”.
b) “Felipe ria na cara dela [...]”.
c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”.
d) “Até que um dia deixou de contá-las.”.

Questão 6 – Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...”.


Atividade de Leitura
Escolha dois contos da lista indicada, leia e reescreva a história:





Nenhum comentário:

Postar um comentário