segunda-feira, 4 de maio de 2020

História - Prof ª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 6º ano
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO: tempo e Espaço
HORAS/AULA: 3
PERÍODO: 29/04/2020
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020



OBJETIVO DA AULA:  Esta aula tem como objetivo de levar o estudante a compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do seu tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

JUSTIFICATIVA:   Que o indivíduo entenda os acontecimentos históricos que se dá dentro de um determinado tempo e espaço.  Esses acontecimentos faz com que a história aconteça e cheguem até os dias atuais. 

ATIVIDADES 1

Leia o texto a seguir que trata do estudo da história.
A história busca compreender as diversas maneiras como homens e mulheres viveram e pensaram suas vidas e a de suas sociedades, através do tempo e do espaço. Ela permite que as experiências sociais sejam vistas como um constante processo de transformação; um processo que assume formas muito diferenciadas e que é produto das ações dos próprios homens [...] Por isso, a história ensina a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver.
 Responda: Qual é o tempo que a história estuda?

                                               Atividade 2
Há diversos tempos na história: calendário, relógios, datas, cronologias, períodos, linhas do tempo, tudo isso são criações humanas que não sobrevivem sem os seres humanos. A ideia de um tempo comum para todos os povos que avança em linha reta em direção a um futuro uniforme, também é uma invenção social ou de um povo. Na vida humana na prática, existem diferentes temporalidade, diferentes relações com o tempo.
Responda as seguintes questões que estão relacionadas com o tempo e a história.
1.    Há diversos calendários que são frutos de convenções sociais, estando, portanto, sujeitos a mudanças na maneira como a passagem do tempo é medida e representada pelas diferentes sociedades.  Cite três tipos de calendário e explique como ele funciona.
2.    Qual calendário é usado na sociedade que você que vive?
3.     Quais os três calendários que tem como base acontecimentos importantes da história e a religião, e cada um tem um marco inicial? Cite e explique os três calendário.
4.     Que outras unidades de medidas criadas pelos seres humanos que são utilizadas para medir o tempo, com duração mais longa que o ano, o dia e a hora?
5.    Em quantos períodos a história está dividida?
6.    Explique:
a)    O que é um calendário cíclico?
b)    O que é um calendário linear?
7.    Diferencie tempo cronológico do tempo histórico.

           ATIVIDADE 3
   Pesquisar: Três tipos de relógios e responder.
Onde foi inventado? Que ano e século que foi inventado? Quem foi seu inventor?

         ATIVIDADE 4
Criação da linha do tempo da sua vida:
·         Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para realizar a atividade;
·         Inicie sua linha do tempo na data do seu nascimento;
·         A última data colocada deverá ser do dia de hoje;
·         Entre o dia de seu nascimento e o dia de hoje, coloque o maior número de acontecimentos marcantes que se lembrar. Assim sua linha do tempo ficará bastante completa.
·         Registre em forma de texto e desenho.


Exemplo:











-


Nenhum comentário:

Postar um comentário