ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE: 6º ano
|
||
PROFESSOR: Jocélia
|
|||
CONTEÚDO: tempo e Espaço
|
HORAS/AULA: 3
|
||
PERÍODO: 29/04/2020
|
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Esta aula tem como objetivo de levar o estudante
a compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e
mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do seu tempo e em diferentes espaços para
analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
JUSTIFICATIVA: Que o indivíduo entenda os acontecimentos históricos
que se dá dentro de um determinado tempo e espaço. Esses acontecimentos faz com que a história
aconteça e cheguem até os dias atuais.
ATIVIDADES
1
Leia
o texto a seguir que trata do estudo da história.
A
história busca compreender as diversas maneiras como homens e mulheres viveram
e pensaram suas vidas e a de suas sociedades, através do tempo e do espaço. Ela
permite que as experiências sociais sejam vistas como um constante processo de
transformação; um processo que assume formas muito diferenciadas e que é
produto das ações dos próprios homens [...] Por isso,
a história ensina a ter respeito pela diferença, contribuindo para o
entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de
viver.
Responda: Qual é o tempo que a história
estuda?
Atividade
2
Há
diversos tempos na história: calendário, relógios, datas, cronologias,
períodos, linhas do tempo, tudo isso são criações humanas que não sobrevivem
sem os seres humanos. A ideia de um tempo comum para todos os povos que avança
em linha reta em direção a um futuro uniforme, também é uma invenção social ou
de um povo. Na vida humana na prática, existem diferentes temporalidade,
diferentes relações com o tempo.
Responda
as seguintes questões que estão relacionadas com o tempo e a história.
1.
Há diversos calendários que são
frutos de convenções sociais, estando, portanto, sujeitos a mudanças na maneira
como a passagem do tempo é medida e representada pelas diferentes
sociedades. Cite três tipos de
calendário e explique como ele funciona.
2. Qual
calendário é usado na sociedade que você que vive?
3. Quais os três calendários que tem como base
acontecimentos importantes da história e a religião, e cada um tem um marco
inicial? Cite e explique os três calendário.
4. Que outras unidades de medidas criadas pelos
seres humanos que são utilizadas para medir o tempo, com duração mais longa que
o ano, o dia e a hora?
5. Em
quantos períodos a história está dividida?
6. Explique:
a) O
que é um calendário cíclico?
b) O que é um calendário linear?
7. Diferencie
tempo cronológico do tempo histórico.
ATIVIDADE 3
Pesquisar: Três tipos
de relógios e responder.
Onde foi inventado? Que ano e século que foi inventado? Quem foi
seu inventor?
ATIVIDADE 4
Criação da linha do tempo da sua vida:
·
Utilize seu
caderno de desenho ou uma folha sulfite para realizar a atividade;
·
Inicie sua linha
do tempo na data do seu nascimento;
·
A última data
colocada deverá ser do dia de hoje;
·
Entre o dia de
seu nascimento e o dia de hoje, coloque o maior número de acontecimentos
marcantes que se lembrar. Assim sua linha do tempo ficará bastante completa.
·
Registre em forma
de texto e desenho.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário