ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Geografia
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SÉRIE: 6º ano
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PROFESSOR: Loren Evelyn
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CONTEÚDO: Identidade
sociocultural
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HORAS/AULA: 4
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05
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DATA DE ENTREGA: 22/05
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OBJETIVO DA AULA: Analisar e comparar diferentes tipos de sociedades, com
destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes
lugares e tempo.
JUSTIFICATIVA: A observação do céu e a identificação dos fenômenos
cíclicos da natureza sempre estiveram na base do conhecimento das sociedades
antigas e primitivas. Os povos indígenas, de modo geral, sempre utilizaram as
observações dos fenômenos cíclicos resultantes dos movimentos da Terra como
forma de entender a natureza e organizar suas atividades em prol da
sobrevivência das comunidades.
Roteiro
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
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Questões
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- Leia o texto a seguir e responda as
questões ao lado.
A PERCEPÇÃO ANCESTRAL
DOS MOVIMENTOS DA TERRA
A observação do céu e
a identificação dos fenômenos cíclicos da natureza sempre estiveram na base
do conhecimento das sociedades antigas e primitivas. Os babilônios, os
chineses, os egípcios e os assírios, por exemplo, utilizavam a observação dos
astros e dos fenômenos naturais como parâmetro para medir a passagem do
tempo, prever o melhor momento de plantar e colher e até para fazer previsões
sobre o futuro, pois acreditavam que os deuses tinham poder sobre as
condições climáticas.
Os
povos indígenas, de modo geral, sempre utilizaram as observações dos
fenômenos cíclicos resultantes dos movimentos da Terra como forma de entender
a natureza e organizar suas atividades em prol da sobrevivência das
comunidades. As atividades da caça, pesca e lavoura, por exemplo, estão
sujeitas às variações das estações do ano e à posição da Lua.
De
acordo com o conhecimento dos indígenas guaranis, o camarão é mais abundante
entre fevereiro e abril, período de maré alta, enquanto o linguado tem mais
oferta no inverno.
O
ritual de batismo das crianças guaranis também está relacionado ao movimento
da Terra em torno do Sol e ao posicionamento da Lua e deve ocorrer próximo ao
solstício de verão, período caracterizado pelos fortes ventos e temporais,
que simbolizam renovação e recomeço. Diversos povos indígenas têm o costume
de olhar o céu e as constelações para identificar o início das estações do
ano.
Ao
surgir totalmente no céu, a constelação da Ema, por exemplo, indica o início
do inverno para os guaranis e o início do período de seca para as tribos
amazônicas. O conhecimento dos diversos povos das sociedades antigas e dos
povos indígenas a respeito dos movimentos da Terra e suas consequências foram
e ainda são, no caso dos povos indígenas, fundamentais para a organização das
atividades desses grupos.
Texto adaptado ROSS, Jurandyr; SILVA, Axe. A
percepção ancestral dos movimentos da Terra. Tempo de Geografia, 6º ano,
2020, Editora do Brasil.
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fj Agora, com base no
texto, COPIE e RESPONDA as questões abaixo:
a) De forma geral, para os povos indígenas,
qual é a importância do conhecimento a respeito dos movimentos da Terra e
suas consequências?
b) Por que era importante para as sociedades
antigas e originárias, entender os movimentos da Terra e os ciclos da
natureza
c) Quais povos utilizavam a observação dos
astros e dos fenômenos naturais para desenvolver suas atividades?
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