quarta-feira, 13 de maio de 2020

Geografia- Profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 6º ano
PROFESSOR: Loren Evelyn
CONTEÚDO: Identidade sociocultural
HORAS/AULA: 4
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05
DATA DE ENTREGA: 22/05


OBJETIVO DA AULA: Analisar e comparar diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares e tempo.
JUSTIFICATIVA: A observação do céu e a identificação dos fenômenos cíclicos da natureza sempre estiveram na base do conhecimento das sociedades antigas e primitivas. Os povos indígenas, de modo geral, sempre utilizaram as observações dos fenômenos cíclicos resultantes dos movimentos da Terra como forma de entender a natureza e organizar suas atividades em prol da sobrevivência das comunidades.



Roteiro
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
 Questões
- Leia o texto a seguir e responda as questões ao lado.

A PERCEPÇÃO ANCESTRAL DOS MOVIMENTOS DA TERRA

      A observação do céu e a identificação dos fenômenos cíclicos da natureza sempre estiveram na base do conhecimento das sociedades antigas e primitivas. Os babilônios, os chineses, os egípcios e os assírios, por exemplo, utilizavam a observação dos astros e dos fenômenos naturais como parâmetro para medir a passagem do tempo, prever o melhor momento de plantar e colher e até para fazer previsões sobre o futuro, pois acreditavam que os deuses tinham poder sobre as condições climáticas.
      Os povos indígenas, de modo geral, sempre utilizaram as observações dos fenômenos cíclicos resultantes dos movimentos da Terra como forma de entender a natureza e organizar suas atividades em prol da sobrevivência das comunidades. As atividades da caça, pesca e lavoura, por exemplo, estão sujeitas às variações das estações do ano e à posição da Lua.
      De acordo com o conhecimento dos indígenas guaranis, o camarão é mais abundante entre fevereiro e abril, período de maré alta, enquanto o linguado tem mais oferta no inverno.
      O ritual de batismo das crianças guaranis também está relacionado ao movimento da Terra em torno do Sol e ao posicionamento da Lua e deve ocorrer próximo ao solstício de verão, período caracterizado pelos fortes ventos e temporais, que simbolizam renovação e recomeço. Diversos povos indígenas têm o costume de olhar o céu e as constelações para identificar o início das estações do ano.
      Ao surgir totalmente no céu, a constelação da Ema, por exemplo, indica o início do inverno para os guaranis e o início do período de seca para as tribos amazônicas. O conhecimento dos diversos povos das sociedades antigas e dos povos indígenas a respeito dos movimentos da Terra e suas consequências foram e ainda são, no caso dos povos indígenas, fundamentais para a organização das atividades desses grupos.

Texto adaptado ROSS, Jurandyr; SILVA, Axe. A percepção ancestral dos movimentos da Terra. Tempo de Geografia, 6º ano, 2020, Editora do Brasil.
 fj Agora, com base no texto, COPIE e RESPONDA as questões abaixo:

a) De forma geral, para os povos indígenas, qual é a importância do conhecimento a respeito dos movimentos da Terra e suas consequências?

b) Por que era importante para as sociedades antigas e originárias, entender os movimentos da Terra e os ciclos da natureza

c) Quais povos utilizavam a observação dos astros e dos fenômenos naturais para desenvolver suas atividades?







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