ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: História
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SÉRIE 6ºano Ensino Fundamental l
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PROFESSOR:
Jocélia Camargo
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CONTEÚDO:
Império Romano: Cidadania e Organização.
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HORAS/AULA:
04
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 21/08/2020
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DATA DE
ENTREGA:28/08/2020
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OBJETIVO DA AULA: Associar as lógicas de organização social e política grego-romanas ao ideal de cidadania com vistas à exclusão na Grécia e na R$oma antigas . Comparar a noção de cidadania como construção histórico-social.
Nº aulas
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Nº
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ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
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.
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02
02
02
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17/08
19/08
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Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do
tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno
o título da aula do dia
ATIVIDADE 1
. Leia o texto e faça o
que se pede no caderno:
Impérios
A história da humanidade pode ser contada a partir da perspectiva2 da disputa de poder entre
povos.
Desde a antiguidade, os povos assim que se organizavam, muitas vezes,
entendiam que tinham como
missão ampliar seus domínios territoriais e culturais. Havia muitos
motivos para isso: desde os religiosos, mas, principalmente, os de acúmulo de
recursos financeiros e de poder. Os impérios costumam influenciar política e
culturalmente a população dos territórios conquistados.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo
Paulista.
a) A partir da leitura do
texto, pesquise sobre os impérios na Antiguidade Ocidental. Para auxiliar na
sua pesquisa, se possível acesse os links a seguir: Vídeos para apoiar sua pesquisa:
Matéria de Capa – Civilizações 03/07/2016 – TV Cultura. Disponível em:
<https://www.
youtube.com/watch?v=LGPft18Sy74>. (14:57 até 23:53).
Acesso em 20 jan. 2020.
Vídeo com mapa histórico desenvolvido pela Universidade de Yale.
Disponível em:
<http://metrocosm.com/history-of-cities/?ref=youtube>. (Acesse a partir 330
B.C.-1096A.D.3) Acesso em 20 jan. 2020.
Os 13 maiores impérios do mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/
watch?v=cyHczY-KNWQ>. (O vídeo apresenta
os impérios por ordem de grandeza
territorial, e não os
relaciona a partir da temporalidade). Acesso em 20 jan. 2020.
b) Escolha um dos impérios
que mais lhe chamou atenção e faça um pequeno texto que possa relatar a
trajetória histórica que ele teve.
ATIVIDADE 2
Texto a seguir e faça o que se pede em seu
caderno.
Império
Romano
Na
Antiguidade o Império foi um modelo de instituição que funcionava de forma
centralizadora para conciliar e unificar as unidades administrativas menores
que estavam sob um mesmo domínio territorial.Embora já tivessem existido
outros impérios antes do Romano, foi esse que se transformou em um exemplo
para muitos governantes europeus, pois sua forma administrativa ficou
historicamente conhecida como exemplo de domínio, inclusive dos costumes
étnicos e político-culturais. No entanto,
esse
modelo trouxe problemas justamente no aspecto da sua centralização: sendo
gestor único de todos aspectos da vida dos povos dominados, para garantir a
sua manutenção também precisava da aprovação popular. Todo esse poder era
revertido na figura do imperador, que era considerado superior a qualquer
outro no plano terrestre.
O
modelo romano passou a ser revisto apenas no período napoleônico, no século
XIX, quando a diversidade se tornou uma alternativa e a gestão por alianças
políticas uma realidade. De todo modo, o modelo da administração imperial só
foi possível em contextos históricos determinados, onde as condições
culturais, econômicas e sociais assim o permitiam. Atualmente, o termo
“imperialismo” ganhou novos significados, apresentando-se diferente da sua
definição inicial.
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a
partir do verbete “Império”
de BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e
PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 11ªed. Brasília:
Editora Universidade de Brasília - UNB, 1998.
p. 622/623.
Para saber mais sobre os impérios: Disponível em: <https://web.archive.
org/web/20090711115649/http://revistaescola.abril.uol.com.br/
historia/fundamentos/quais-foram-tres-maiores-imperios-historia-
481405.shtml>. Acesso em 12 fev.
2020.
a) Conforme o texto, qual é
a definição de império?
b) Segundo o texto, o modelo
mais utilizado de império na Europa foi o romano. Por que?
c) Faça uma pesquisa sobre o
Império Romano, depois responda: por que o Império Romano foi tão importante?
ATIVIDADE 3
Assinale a alternativa correta:
Era possível observar a desigualdade entre Patrícios e Plebeus
até na guerra. Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados
dos inimigos, que incluíam:
a.( ) Escravos e terras.
b.( ) Crianças e terras.
c.( ) Terras e máquinas.
d.( ) Idosos e crianças
ATIVIDADE 4
O ano de 509 a.C., uma das datas
mais importantes na história de Roma, marcou o fim da Monarquia e o começo da
República, a qual significou uma mudança radical na forma de governar Roma. O
governo passou a ser exercido pelos magistrados, pelo Senado e pelas
assembléias. Os magistrados detinham o poder executivo. A mais importante das
magistraturas era exercida por dois elementos que atuavam como os
representantes do conjunto dos cidadãos. Suas funções eram comandar o
exército, convocar o senado e presidir os cultos públicos. Eram os
verdadeiros chefes da República e deveriam atuar sempre de comum acordo.
Nenhum deles podia tomar uma decisão sem consultar o seu colega (o termo
colega significa associado a outro). (Bárbara Pastor. Breve História de la
Antigua Roma: Monarquia y República) O texto deve ser relacionado a:
a) pretores
b) questores
c) tribunos da plebe
d) cônsules
e) ditadores.
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Centro
de mídias, TV cultura.
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Figuras
de Linguagem
Comparação ocorre comparação quando se estabelece aproximação entre dois elementos
que se identificam, ligados por, como tal
qual, assim como, que nem .
“E flutuou no ar como se fosse um
príncipe.” (Chico Buarque)
Metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual,
com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido
figurado..
“Meu pensamento é um rio subterrâneo”.
(Fernando Pessoa)
Catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um
conceito, toma-se outro por empréstimo.
Ele comprou dois dentes de alho para colocar na
comida.
O pé da mesa estava quebrado.
Não sente no braço do sofá.
Metonímia: é o emprego de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum
relacionamento.
A causa pelo
efeito: vivo do meu trabalho (do
produto do trabalho = alimento)
O efeito pela
causa: aquele poeta bebeu a morte (=
veneno)
O instrumento pelo
usuário: os microfones corriam no
pátio = repórteres).
Antonomásia: É a figura que designa uma pessoa por uma característica, feito ou
fato que a tornou notória.
A cidade eterna (em vez de Roma)
Sinestesia: Trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por
diferentes órgãos sensoriais.
Um doce abraço ele recebeu da irmã. (sensação gustativa e sensação tátil)
Antítese: é o emprego de palavras ou expressões de significados opostos.
Os jardins têm vida
e morte.
Eufemismo: consiste em atenuar um pensamento desagradável ou chocante.
Ele sempre faltava com a verdade (= mentia)
Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede!
Não vejo você há séculos!
Prosopopeia ou personificação:
consiste em atribuir a seres inanimados características próprias dos seres
humanos.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
Paradoxo: consiste no uso de palavras de sentido oposto que parecem excluir-se
mutuamente, mas, no contexto se completam, reforçam uma ideia e/ou expressão.
Estou cego, mas agora consigo ver.
Perífrase: é uma expressão que designa um ser por meio de alguma de suas
características ou atributos.
O ouro negro foi o grande assunto do século. (= petróleo)
Apóstrofe: é a interpelação enfática de pessoas ou seres personificados.
“Senhor Deus dos desgraçados!/
Dizei-me vós, Senhor Deus!” (Castro Alves)
Ironia: é o recurso linguístico que consiste em afirmar o contrário do que se
pensa.
Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar
ninguém.
Aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
“Boi bem bravo, bate
baixo, bota baba, boi berrando...Dança
doido, dá de duro, dá de dentro,
dá direito”. (Guimarães Rosa)
Assonância: consiste na repetição ordenada de mesmos sons vocálicos.
“O que o vago e incógnito
desejo/de ser eu mesmo de meu
ser me deu”. (Fernando Pessoa)
Paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de
significados distintos.
“Conhecer as manhas e as manhãs/
O sabor das massas e das maçãs”. (Almir Sater e Renato
Teixeira)
Onomatopeia: consiste na criação de uma palavra para imitar sons e ruídos. É uma
figura que procura imitar os ruídos e não apenas sugeri-los.
Chega de blá-blá-blá-blá!
Pleonasmo: é uma redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
“E rir meu riso e derramar meu pranto.... ” (Vinicius de Moraes)
Assíndeto: é a supressão de um conectivo entre elementos coordenados “Todo coberto de medo, juro, minto, afirmo,
assino.” (Cecília Meireles)
Acordei, levantei, comi, saí, trabalhei, voltei.
Polissíndeto: consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou
elementos do período. “...e planta, e
colhe, e mata, e vive, e morre...” (Clarice Lispector)
Anacoluto: consiste em deixar um termo solto
na frase. Isso ocorre, geralmente, porque se inicia
uma determinada construção
sintática e depois se opta por outra.
“Eu, que me chamava de amor e minha
esperança de amor.”
“Aquela mina de ouro, ela não ia
deixar que outras espertas botassem as mãos.” (Camilo Castelo Branco)
1. Leia¹ o texto explicativo e responda ao que se pede:
Símbolo Universal de
Acessibilidade da
Organização das Nações Unidas (ONU)
Desenhado
pela Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública das
Nações Unidas, em Nova York, a pedido da Divisão de Reuniões e Publicações do
Departamento de Assembleia Geral e Gestão de Conferências das Nações Unidas.
Inclui a acessibilidade à informação, serviços, tecnologias de
comunicação,
bem como o acesso físico. O logotipo simboliza a esperança e a igualdade de
acesso para todos. Ele foi revisto e selecionado pelos Grupos Focais sobre
Acessibilidade, trabalhando com a Força-Tarefa Internacional sobre
acessibilidade no Secretariado das Nações Unidas. O grupo é composto por
organizações da sociedade civil eminentes, incluindo as organizações das
pessoas com deficiência, tais como o Disability Alliance International,
Rehabilitation International, Leonard Cheshire Internacional, Human Rights
Watch, entre outros. Esta figura humana universal com os braços abertos
simboliza inclusão para as pessoas de todos os níveis, em todos os lugares.
-O símbolo
criado pela ONU pode ser considerado uma metonímia? 2-Leia o poema de Manuel Bandeira² e responda ao
que se pede:
O BICHO
VI ONTEM UM BICHO
NA IMUNDÍCIE DO PÁTIO
CATANDO COMIDA ENTRE OS
DETRITOS. QUANDO ACHAVA ALGUMA COISA
NÃO EXAMINAVA NEM CHEIRAVA:
ENGOLIA COM VORACIDADE. O BICHO NÃO ERA UM CÃO NÃO ERA
UM GATO,
NÃO ERA UM RATO.
O BICHO, MEU DEUS! ERA UM HOMEM
a. Nas primeiras estrofes do poema, o poeta descreve
a presença de um bicho. Que bicho é esse?
b.
A
revelação sobre o bicho causa qual efeito no poeta/observador? Comprove com
elementos do texto
c. O poema foi publicado em 1947. Ele ainda é um
poema atual? Por quê?
3. Leia o poema³ de Manuel Bandeira:
ANDORINHA
ANDORINHA LÁ FORA ESTÁ DIZENDO:
— PASSEI O DIA À TOA, À TOA!
ANDORINHA,
ANDORINHA, MINHA CANTIGA É MAIS TRISTE! PASSEI A VIDA À TOA, À TOA.
O
poema apresenta uma figura de linguagem, a personificação: quando
características/habilidades de seres humanos são desempenhadas por outros
seres, no caso, a andorinha tem fala. Compare os versos: “Passei o dia à toa, à
toa” e “Passei a vida à toa, à toa”. O que eles revelam sobre a vida desses
seres?
4)
Classifique
as figuras de linguagem das frases abaixo:
a) Estou sentindo dor na batata da perna.
b)
Os poemas
são pássaros que chegam.
c) “Quando te vi passar
fiquei paralisado
Tremi até o chão como um terremoto
no Japão [...]”
d) Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.
e) “Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu
chorarás por mim um pranto saudoso.”
f) Amo caldo de cana. Já tomei três copos.
g) Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.
h) Minha vida é o vento, sempre em movimento.
i) Percebi que seu amigo não se prende muito aos
bons modos.
j) “Mas dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”
k) Vou pra Jonas Esticado no Parque do Povo. Bora?!
l) Foi reprovada de novo? Parabéns para você!
m) Meu Deus! Estou sem WI-FI! Vou morrer!
n) Comprei duas cabeças de cebola.
o)
Meu coração
me diz que não estou sozinho.
p) Você já leu Paulo Coelho?
q) Você é claridade na minha escuridão.
r) Notei que sua amiga não é muito chegada à gentileza.
s) De que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?
t)
Dia e noite
para mim são a mesma coisa sem você.
u) Quanto mais eu pago, mais a minha dívida aumenta
com esse banco.
v) As costas das cadeiras da escola são muito duras.
w) Seus olhos me dizem tudo que eu quero ouvir.
x) Ela chorou um mar de lágrimas.
y) Sou alérgica a gatos.
z) Aquele rapaz é desprovido de beleza.
5-
A seguir, estão dispostas várias
sentenças que constituem metáforas: uma figura de linguagem que descreve um
objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma
ideia geral sobre algo ou alguém. Escolha 4 frases e faça ilustrações que
representem o que elas expressam.
1.
A casa
deles era uma prisão.
2.
Seu
irmão é um monstro!
3.
Você é
um palhaço!
4.
A vida
dela é um conto de fadas.
5. Seu coração é feito de pedra!
6.
Sua
amiga é uma cobra!
7.
Meu
relacionamento é um campo de batalha!
8.
Meu pai
é uma fera.
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