ESCOLA: E. E. PROF JOÃO
PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Geografia |
SÉRIE: 6º Ano |
||
PROFESSOR: Loren Evelyn |
|||
CONTEÚDO: Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras |
HORAS/AULA: 8 |
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO:
10/8 |
DATA DE ENTREGA: 17/8 |
||
OBJETIVO
DA AULA: Identificar os pontos cardeais e
colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa e o sistema de
coordenadas geográficas JUSTIFICATIVA: tais
conhecimentos são fundamentais para a compreensão de um conjunto
de dinâmicas, processos e fenômenos que ocorrem no planeta Terra, e que
você terá a oportunidade de conhecê-los um pouco mais ao longo dos próximos
anos no Ensino Fundamental.
Atenção!!! Não é preciso copiar as perguntas e textos de apoio,
desenvolva um GABARITO das suas respostas bem organizado, com data, conteúdo
e nome. Atividade 1 – Leia o texto a seguir com bastante atenção, é por
meio dele que você irá responder as perguntas que se seguem Coordenadas
Geográficas
GEOGRAFIA
As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de
qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um
sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias,
traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas
em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se “endereços” específicos
para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa. Essas linhas imaginárias são chamadas
de paralelos e meridianos, e suas
medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os
paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os
meridianos cortam a Terra verticalmente. A junção dessas linhas é o fator
responsável pela existência das coordenadas geográficas. O principal paralelo é a Linha do Equador, pois
representa a faixa da Terra que se encontra a uma igual distância dos polos
norte e sul. Já o principal meridiano é o de Greenwich e foi
escolhido a partir de uma convenção, realizada na cidade de Washington D.C.,
nos Estados Unidos, no ano de 1884. Essas duas linhas representam o marco
inicial da contagem das latitudes e das longitudes. Por esse motivo, tudo o que se encontra
exatamente sobre a Linha do Equador possui uma latitude 0º, aumentando à
medida que se desloca para o norte e diminuindo à medida que se desloca para
o sul. Assim, as
latitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à
Linha do Equador. Suas medidas vão de -90º até 90º. Da mesma forma acontece com o Meridiano
de Greenwich em relação às longitudes. Tudo que estiver sobre essa linha
possui 0º de longitude, aumentando à medida que nos deslocamos para leste e
diminuindo à medida que nos deslocamos para oeste. Por isso, as longitudes são a distância em graus
de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich.
Suas medidas vão de -180º até 180º. Observação: É a partir das longitudes
que são traçados os fusos horários. Diante desse conceito,
podemos concluir que as latitudes negativas estão sempre se referindo a
lugares localizados no Hemisfério Sul, também chamado de Austral ou Meridional.
As latitudes positivas, obviamente, referem-se a lugares posicionados no
Hemisfério Norte, também chamado de Boreal ou Setentrional. Já as longitudes
negativas fazem referência a pontos posicionados no Hemisfério Oeste ou
Ocidental, enquanto as longitudes positivas são relativas a pontos
localizados no Hemisfério Leste ou Oriental. O mapa a seguir
fornece as coordenadas geográficas globais estabelecidas a partir da
combinação das latitudes e das longitudes.
Acima, temos a
representação de cinco pontos diferentes. Observando as suas latitudes e
longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas geográficas de cada um
deles, indicando os seus hemisférios (Norte: N. Sul: S. Leste: E. Oeste: W). Ponto A: Ponto B: Ponto C: Ponto E: Observe que todos os
pontos da superfície localizam-se em pelo menos dois hemisférios. O
território brasileiro, nesse caso, encontra-se em três hemisférios: uma
pequena parte no norte, uma grande parte no sul e todo ele no oeste. Atividade 2 – Após a leitura do texto, responda as questões a
seguir: Atividade 3 – Com base
nos exemplos dos textos, encontre as coordenadas geográficas dos pontos a
seguir: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário