quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Geografia

SÉRIE: 6º Ano

PROFESSOR: Loren Evelyn

CONTEÚDO: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

HORAS/AULA: 8

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 10/8

DATA DE ENTREGA: 17/8

OBJETIVO DA AULA: Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa e o sistema de coordenadas geográficas

JUSTIFICATIVA:  tais conhecimentos são fundamentais para a compreensão de um conjunto de dinâmicas, processos e fenômenos que ocorrem no planeta Terra, e que você terá a oportunidade de conhecê-los um pouco mais ao longo dos próximos anos no Ensino Fundamental.

Atenção!!! Não é preciso copiar as perguntas e textos de apoio, desenvolva um GABARITO das suas respostas bem organizado, com data, conteúdo e nome.

 

Atividade 1 – Leia o texto a seguir com bastante atenção, é por meio dele que você irá responder as perguntas que se seguem

 

Coordenadas Geográficas

GEOGRAFIA

As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

 

     As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se “endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa.

     Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente. A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das coordenadas geográficas.

     O principal paralelo é a Linha do Equador, pois representa a faixa da Terra que se encontra a uma igual distância dos polos norte e sul. Já o principal meridiano é o de Greenwich e foi escolhido a partir de uma convenção, realizada na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, no ano de 1884. Essas duas linhas representam o marco inicial da contagem das latitudes e das longitudes.

     Por esse motivo, tudo o que se encontra exatamente sobre a Linha do Equador possui uma latitude 0º, aumentando à medida que se desloca para o norte e diminuindo à medida que se desloca para o sul. Assim, as latitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Suas medidas vão de -90º até 90º.

     Da mesma forma acontece com o Meridiano de Greenwich em relação às longitudes. Tudo que estiver sobre essa linha possui 0º de longitude, aumentando à medida que nos deslocamos para leste e diminuindo à medida que nos deslocamos para oeste. Por isso, as longitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Suas medidas vão de -180º até 180º.

 

Observação: É a partir das longitudes que são traçados os fusos horários. Diante desse conceito, podemos concluir que as latitudes negativas estão sempre se referindo a lugares localizados no Hemisfério Sul, também chamado de Austral ou Meridional. As latitudes positivas, obviamente, referem-se a lugares posicionados no Hemisfério Norte, também chamado de Boreal ou Setentrional.

 

     Já as longitudes negativas fazem referência a pontos posicionados no Hemisfério Oeste ou Ocidental, enquanto as longitudes positivas são relativas a pontos localizados no Hemisfério Leste ou Oriental.

     O mapa a seguir fornece as coordenadas geográficas globais estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das longitudes.



As coordenadas geográficas permitem a localização dos diferentes pontos no mapa

 

     Acima, temos a representação de cinco pontos diferentes. Observando as suas latitudes e longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas geográficas de cada um deles, indicando os seus hemisférios (Norte: N. Sul: S. Leste: E. Oeste: W).

Ponto A:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºO

 

Ponto B:
Latitude: -40º ou 40ºS
Longitude: 0º

 

Ponto C:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: 90º ou 90ºE

Ponto D:
Latitude: 0º
Longitude: 0º

 

Ponto E:
Latitude: 40º ou 40ºN
Longitude: 120º ou 120ºE

 

     Observe que todos os pontos da superfície localizam-se em pelo menos dois hemisférios. O território brasileiro, nesse caso, encontra-se em três hemisférios: uma pequena parte no norte, uma grande parte no sul e todo ele no oeste.

Atividade 2 – Após a leitura do texto, responda as questões a seguir:

Atividade 3 – Com base nos exemplos dos textos, encontre as coordenadas geográficas dos pontos a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

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