ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE 6ºano Ensino Fundamental l
|
||
PROFESSOR:
Jocélia Camargo
|
|||
CONTEÚDO:
A cidadania e as formas de Governo na Antiguidade Clássica.
|
HORAS/AULA:
04
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/08/2020
|
DATA DE
ENTREGA: 14 /08/2020
|
||
OBJETIVO DA AULA:
Compreender o
que era cidadania na Antiguidade Clássica, para poder associá-la às
lógicas de inclusão e exclusão da época no universo greco-romano.
JUSTIFICATIVA: Levar o individuo a reconhecer e desenvolver seu papel de
cidadão dentro da sociedade em vive.
]
governar na Antiguidade e influenciou nações de períodos históricos
posteriores.
|
Nº aulas
|
Data
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
|
.
|
02
02
|
10/08
12/08
12/08
|
Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do
tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno
o título da aula do dia.
ATIVIDADE 1
Leia o texto abaixo
e responda às questões no seu caderno:
Cidadania é o exercício dos direitos civis,
políticos e sociais. Esses direitos variaram de acordo com cada nação e tempo
histórico, bem como a definição de quem é cidadão também foi historicamente
sendo alterada.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de
Apoio ao Currículo Paulista.
a) Para você o que é
cidadania?
b) Na atualidade, quem são
considerados cidadãos?
c) Você sabe quais são os
direitos e deveres de um cidadão brasileiro?
d) Como você exerce a
cidadania em sua escola e na sua comunidade?
e) Pesquise,como funciona a
democracia brasileira? Por exemplo, quem pode votar nas eleições?
ATIVIDADE 2
Entrevista.
a) Faça uma entrevista sobre
cidadania com pelo menos duas pessoas da sua família ou com amigos e
conhecidos.
I. Questione os temas a seguir e faça os registros
no seu caderno.
• Qual é a sua idade?• Qual é a sua escolaridade?
• O que você sabe sobre cidadania?
• Você se considera um cidadão consciente de seus direitos e deveres?
Dê exemplos de sua participação cidadã.
• Como você entende que
os brasileiros praticam a cidadania no Brasil?
ATIVIDADE 3
. Leia os textos abaixo e,
se possível, acesse o infográfico ou faça uma pesquisa para responder às
questões. Faça os registros no seu caderno.
Cidadania na Antiguidade Clássica
O conceito de cidadania surgiu na antiguidade
greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs.
Em Atenas, na Grécia Antiga, apenas os homens nascidos na cidade, com mais de
20 anos de idade e com serviço militar completo, tinham direitos políticos.
Ficavam de fora as
mulheres, os estrangeiros e os escravos. Essa
diferenciação era defendida por filósofos como Aristóteles,
para o qual o trabalho braçal não era compatível com
aqueles que praticavam a política.
Na Roma Monárquica, apenas os patrícios eram
considerados cidadãos (civitas). Livres, proprietários de terras, eram
os chefes dos clãs e descendentes dos primeiros habitantes. Eram a elite,
compunham a Assembleia (que votava as leis e tomava outras decisões, como em
relação aos conflitos externos) e, quando anciãos, podiam compor o Senado. Em
509 a.E.C.1 os patrícios derrubaram a Monarquia Romana, dando início à
República. A partir desse período, os homens livres, mas não patrícios, os
chamados plebeus, passaram a ser considerados
cidadãos e também passaram a compor as Assembléias.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
1 Caro estudante, quando nos referimos aos povos
da antiguidade ainda temos as marcações a.C. (Antes de Cristo)
e d.C. (Depois de Cristo) como as mais
utilizadas. No entanto, pesquisas historiográficas recentes propõem o uso
de uma nova nomenclatura: a.E.C. (Antes da Era
Comum) e E.C. (Era Comum). Essa proposição tem como objetivo
respeitar e incluir todos os povos e culturas,
independentemente de suas crenças ou valores, no processo de construção
histórica da humanidade.
Se possível, acesse o infográfico
“A política na Antiguidade Clássica” no QR Code
disponível ao lado e
atente-se às suas informações. <https://drive.google.com/
drive/folders/1p8h5v4f9ZlQ6Vooq5Ngpz07SMtIoEYV1?usp=sharing>. Ou pesquise
mais sobre os cidadãos na
Antiguidade greco-romano nos livros didáticos
disponíveis na sua escola.
. a) Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e em Roma?
b) Houve alterações na
definição de quem teria direitos políticos ao longo do tempo na Grécia e em
Roma? Quais foram as condições que levaram às alterações? Justifique.
c) Quais eram as diferenças
e semelhanças entre Atenas e Roma em relação a quem eram os cidadãos?
d) Conforme a sua pesquisa responda
quais são as relações dos conceitos de “democracia” e “república” com o de
“cidadania”?
ATIVIDADE 4
Analise as fontes históricas a seguir e faça o que
se pede no seu caderno.
Livro terceiro – Do Estado e do Cidadão - Teoria dos
Governos e Soberania do Reino.
CAPÍTULO I – Condições necessárias para ser cidadão:
domicílio não é suficiente; o caráter distintivo do cidadão é a participação
nas funções de juiz e magistrado; essa definição geral varia de acordo com os
governos e se aplica principalmente ao cidadão da democracia (...).
CAPÍTULO II – Continuação da mesma matéria. A
virtude do cidadão não se confunde com a do homem privado; o cidadão está
sempre em relação ao Estado. A virtude do indivíduo é absoluta, sem que as
relações externas o limitem; (...) qualidades muito diversas que exigem
comando e obediência, bem que o bom cidadão também deve saber como obedecer,
o que enviar; a virtude especialmente característica do comando é a
prudência.
CAPÍTULO III – Conclusão da matéria anterior. Os
artesãos não podem ser cidadãos de um Estado bem constituído; várias exceções a esse princípio; posição dos
artesãos em aristocracias e oligarquias; necessidades que os estados devem às
vezes apresentar.
QUARTO LIVRO – TEORIA GERAL DA CIDADE PERFEITA
CAPÍTULO VI – Das qualidades naturais que os
cidadãos devem ter na república perfeita. Vários personagens dos povos de
acordo com o clima; diversidade de suas instituições políticas. Superioridade
incontestável da raça grega; um povo deve ter inteligência e coragem; papel
notável que o coração desempenha na vida humana.
Tradução livre do espanhol de ARISTÓTELES. Política.
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000426.pdf>. Acesso em 13 fev. 2020.
a) Identifique e grife os
trechos na fonte aos quais Aristóteles apresenta sua visão sobre quem eram os
cidadãos.
b) Depois escreva com suas palavras
sobre qual era a visão desse filósofo e como ele justifica o seu ponto de
vista.
ATIVIDADE 5
Crie no seu caderno, ou em uma
folha à
parte, uma charge ou uma história em quadrinhos sobre a noção de
cidadania na Antiguidade Clássica. Lembre-se: tanto a charge quanto os
quadrinhos podem ser feitos em um ou mais quadros, devem conter falas dos
personagens ou do narrador e apresentar desenhos. Na charge, deve-se incluir
elementos de sátira ou crítica, já nos quadrinhos isso não se faz necessário.
|
Centro
de mídias, TV cultura.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário