quarta-feira, 26 de agosto de 2020

História- A cidadania e as formas de Governo na Antiguidade Clássica.11/08

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE 6ºano Ensino Fundamental l
PROFESSOR: Jocélia Camargo
CONTEÚDO: A cidadania e as formas de Governo na Antiguidade Clássica.
HORAS/AULA: 04
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/08/2020
DATA DE ENTREGA: 14 /08/2020

OBJETIVO DA AULA: Compreender o que era cidadania na Antiguidade Clássica, para poder associá-la às lógicas de inclusão e exclusão da época no universo greco-romano.
JUSTIFICATIVA: Levar o  individuo  a reconhecer e desenvolver seu papel de cidadão dentro da sociedade em vive.


]
governar na Antiguidade e influenciou nações de períodos históricos posteriores.











Nº aulas
Data
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
.




02



























02




10/08



















12/08








12/08
Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.
ATIVIDADE 1
  Leia o texto abaixo e responda às questões no seu caderno:
Cidadania é o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Esses direitos variaram de acordo com cada nação e tempo histórico, bem como a definição de quem é cidadão também foi historicamente sendo alterada.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Para você o que é cidadania?
b) Na atualidade, quem são considerados cidadãos?
c) Você sabe quais são os direitos e deveres de um cidadão brasileiro?
d) Como você exerce a cidadania em sua escola e na sua comunidade?
e) Pesquise,como funciona a democracia brasileira? Por exemplo, quem pode votar nas eleições?

ATIVIDADE 2
Entrevista.
a) Faça uma entrevista sobre cidadania com pelo menos duas pessoas da sua família ou com amigos e conhecidos.
I. Questione os temas a seguir e faça os registros no seu caderno.
• Qual é a sua idade?• Qual é a sua escolaridade?
• O que você sabe sobre cidadania?
• Você se considera um cidadão consciente de seus direitos e deveres? Dê exemplos de sua participação cidadã.
• Como você entende que os brasileiros praticam a cidadania no Brasil?

ATIVIDADE 3

. Leia os textos abaixo e, se possível, acesse o infográfico ou faça uma pesquisa para responder às questões. Faça os registros no seu caderno.
Cidadania na Antiguidade Clássica
O conceito de cidadania surgiu na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs. Em Atenas, na Grécia Antiga, apenas os homens nascidos na cidade, com mais de 20 anos de idade e com serviço militar completo, tinham direitos políticos. Ficavam de fora as
mulheres, os estrangeiros e os escravos. Essa diferenciação era defendida por filósofos como Aristóteles,
para o qual o trabalho braçal não era compatível com aqueles que praticavam a política.
Na Roma Monárquica, apenas os patrícios eram considerados cidadãos (civitas). Livres, proprietários de terras, eram os chefes dos clãs e descendentes dos primeiros habitantes. Eram a elite, compunham a Assembleia (que votava as leis e tomava outras decisões, como em relação aos conflitos externos) e, quando anciãos, podiam compor o Senado. Em 509 a.E.C.1 os patrícios derrubaram a Monarquia Romana, dando início à República. A partir desse período, os homens livres, mas não patrícios, os
chamados plebeus, passaram a ser considerados cidadãos e também passaram a compor as Assembléias.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
1 Caro estudante, quando nos referimos aos povos da antiguidade ainda temos as marcações a.C. (Antes de Cristo)
e d.C. (Depois de Cristo) como as mais utilizadas. No entanto, pesquisas historiográficas recentes propõem o uso
de uma nova nomenclatura: a.E.C. (Antes da Era Comum) e E.C. (Era Comum). Essa proposição tem como objetivo
respeitar e incluir todos os povos e culturas, independentemente de suas crenças ou valores, no processo de construção histórica da humanidade.
Se possível, acesse o infográfico “A política na Antiguidade Clássica” no QR Code
disponível ao lado e atente-se às suas informações. <https://drive.google.com/
drive/folders/1p8h5v4f9ZlQ6Vooq5Ngpz07SMtIoEYV1?usp=sharing>. Ou pesquise
mais sobre os cidadãos na Antiguidade greco-romano nos livros didáticos
disponíveis na sua escola.

. a) Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e em Roma?
b) Houve alterações na definição de quem teria direitos políticos ao longo do tempo na Grécia e em Roma? Quais foram as condições que levaram às alterações? Justifique.
c) Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma em relação a quem eram os cidadãos?
d) Conforme a sua pesquisa responda quais são as relações dos conceitos de “democracia” e “república” com o de “cidadania”?

ATIVIDADE 4
Analise as fontes históricas a seguir e faça o que se pede no seu caderno.
Livro terceiro – Do Estado e do Cidadão - Teoria dos Governos e Soberania do Reino.
CAPÍTULO I – Condições necessárias para ser cidadão: domicílio não é suficiente; o caráter distintivo do cidadão é a participação nas funções de juiz e magistrado; essa definição geral varia de acordo com os governos e se aplica principalmente ao cidadão da democracia (...).
CAPÍTULO II – Continuação da mesma matéria. A virtude do cidadão não se confunde com a do homem privado; o cidadão está sempre em relação ao Estado. A virtude do indivíduo é absoluta, sem que as relações externas o limitem; (...) qualidades muito diversas que exigem comando e obediência, bem que o bom cidadão também deve saber como obedecer, o que enviar; a virtude especialmente característica do comando é a prudência.
CAPÍTULO III – Conclusão da matéria anterior. Os artesãos não podem ser cidadãos de um Estado bem constituído; várias  exceções a esse princípio; posição dos artesãos em aristocracias e oligarquias; necessidades que os estados devem às vezes apresentar.
QUARTO LIVRO – TEORIA GERAL DA CIDADE PERFEITA
CAPÍTULO VI – Das qualidades naturais que os cidadãos devem ter na república perfeita. Vários personagens dos povos de acordo com o clima; diversidade de suas instituições políticas. Superioridade incontestável da raça grega; um povo deve ter inteligência e coragem; papel notável que o coração desempenha na vida humana.
Tradução livre do espanhol de ARISTÓTELES. Política. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000426.pdf>. Acesso em 13 fev. 2020.
a) Identifique e grife os trechos na fonte aos quais Aristóteles apresenta sua visão sobre quem eram os cidadãos.
b) Depois escreva com suas palavras sobre qual era a visão desse filósofo e como ele justifica o seu ponto de vista.
ATIVIDADE 5
 Crie no seu caderno, ou em uma folha à
parte, uma charge ou uma história em quadrinhos sobre a noção de cidadania na Antiguidade Clássica. Lembre-se: tanto a charge quanto os quadrinhos podem ser feitos em um ou mais quadros, devem conter falas dos personagens ou do narrador e apresentar desenhos. Na charge, deve-se incluir elementos de sátira ou crítica, já nos quadrinhos isso não se faz necessário.

Centro de mídias, TV cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário