ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Ciências
|
SÉRIE: 6 º ano
|
||
PROFESSOR: Michele
|
|||
CONTEÚDO: Métodos de
Separação de Misturas
|
HORAS/AULA: 16h/a
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 20/03/2020
|
DATA DE ENTREGA: 20/04/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
|
JUSTIFICATIVA: Compreender
e observar o uso dos métodos de separação de materiais de uso no cotidiano.
|
Atividade
1
Pesquise
e escreva em seu caderno os seguintes processos de separação catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração,
separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação,
centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão
fracionada, compreenda como eles acontecem e identifique no nosso dia a
dia onde os utilizamos.
Atividade 2
Utilizando o resultado da sua pesquisa,
encontre a temperatura de ebulição necessária para a extração dos produtos
derivados de petróleo. Para orientar esta atividade, segue o modelo de uma
refinaria de petróleo.
Atividade 3
Elabora um esquema e descreva o processo de
tratamento da água e a importância de cada etapa, identifique nele os processos
de separação de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário